Fortaleza terá primeira treinadora da NBB e que já trabalhou com Antetokounmpo
A NBB 2025/26 tem estreia prevista para outubro

- Matéria
- Mais Notícias
O Fortaleza anunciou nesta sexta-feira (18) a contratação de Jelena Todorovic. Aos 31 anos, a sérvia-australiana é a primeira mulher a comandar uma equipe masculina na NBB e a segunda treinadora mais jovem no comando de um time da liga brasileira, ficando atrás apenas de Gustavo de Conti, do Paulistano, que assumiu aos 30 anos.
Relacionadas
HISTÓRICO! Jelena Todorovic é a nova Treinadora Principal do Fortaleza Basquete Cearense! 🦅🦁
— NBB CAIXA (@NBB) July 18, 2025
Com 31 anos de idade, a sérvia-australiana se tornará a primeira mulher a assumir o cargo de treinadora principal de uma equipe masculina de basquete no Brasil e se torna também a… pic.twitter.com/D4gLmbH1lL
Sobre ser a primeira técnica mulher na NBB, Jelena comentou em uma entrevista para a liga sobre seu desejo de inspirar jovens jogadoras.
— Quando comecei, não havia muitas referências que se parecessem comigo. É por isso que carrego essa responsabilidade com orgulho. Se a minha trajetória puder mostrar a pelo menos uma menina que o sonho dela é possível, que vale a pena lutar por ele, então eu já terei vencido — comentou.
— Eu venho da Sérvia, um país onde o basquete não é apenas um esporte, é um modo de vida, uma religião, parte da nossa identidade. Assim como o futebol é no Brasil. Eu não vejo o cargo de treinadora como algo de homem ou de mulher, vejo como uma questão de ser a pessoa certa para o trabalho. E eu trabalhei muito para me tornar essa pessoa — finalizou jelena Todorovic.
➡️Estrelas do basquete do Corinthians apoiam projeto social em Diadema

Carreira de Jelena Todorovic
Jelena tem um currículo expressivo, com passagens como assistente técnica do Orlando Magic, da NBA, em 2011; na seleção feminina da Sérvia no Mundial de 2022; e na seleção masculina da Grécia. Além disso, ela já treinou grandes nomes como Patty Mills, Josh Giddey, Nick Calathes, Giannis e Thanasis Antetokounmpo.
— Eu realmente acredito que o Brasil oferece a combinação ideal de desafio e oportunidade. É um país com uma rica tradição no basquete e um potencial enorme, um lugar onde posso continuar evoluindo como treinadora e, ao mesmo tempo, causar um impacto real no time e na comunidade como um todo. Estou empolgada para mergulhar na cultura, aprender português e viver intensamente o jeito brasileiro de ser — disse Todorovic.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
- Matéria
- Mais Notícias