menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Eduarda Ribera é liberada para seguir nas Olimpíadas de Inverno após abandono de prova

Ribera tem como próximo compromisso as provas de Sprint por equipes na próxima quarta (18)

Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThiago Fernandes,
Dia 13/02/2026
08:01
Eduarda Ribera no treino da equipe Brasileira de Cross Country para a prova de Sprint. Foto: Gabriel Heusi/COB
imagem cameraEduarda Ribera no treino da equipe Brasileira de Cross Country para a prova de Sprint. Foto: Gabriel Heusi/COB

  • Matéria
  • Mais Notícias

A esquiadora brasileira Eduarda Ribera, de 21 anos, recebeu alta médica e está apta a retornar às competições nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milano-Cortina 2026. A confirmação veio após a atleta abandonar a prova de 10km feminino livre do esqui cross-country, na quinta-feira (12), que a impediu de completar o percurso. Posteriormente foi divulgado que a atleta tinha sofrido um mal-estar.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

O incidente ocorreu em uma das subidas do traçado, conhecido por ser técnico e de alto desgaste físico. A esquiadora teve que ser atendida pela equipe médica da organização dos Jogos e abandonou a disputa após percorrer cerca de 4,9 km, ficando sem classificação na prova.

Apesar do susto, os exames realizados no hospital descartaram qualquer sinal de gravidade. A equipe brasileira informou, por meio de nota oficial, que o diagnóstico apontou hiperventilação causada pelo intenso esforço físico como a razão do desconforto. Eduarda Ribera, apelidada de "Duda", passa bem e segue sob o acompanhamento do departamento médico da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

continua após a publicidade

Esta é a segunda participação da jovem atleta nos Jogos de Inverno. Ela já havia competido no sprint clássico feminino na terça-feira (10), terminando na 72ª colocação.

➡️ Lucas Pinheiro começa preparação e entra na reta final para estreia nas Olimpíadas de Inverno
➡️ Esqui cross-country: conheça a modalidade que abre a participação brasileira nas Olimpíadas de Inverno

continua após a publicidade

Próximo compromisso de Eduarda

Duda Ribera já tem data para voltar à neve: na próxima quarta-feira (18), a brasileira disputa o sprint por equipes ao lado de Bruna Moura. O formato é considerado mais favorável para a dupla, mantendo o Brasil representado no esqui cross-country olímpico.

🤑⛷️Aposte em quem vai levar primeira medalha para o Brasil!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

Atleta Brasileira Eduarda Ribera competindo na prova de Sprint do Cross Country nos Jogos Olímpicos de Inverno Milao-Cortina 2026 Foto: Gabriel Heusi/COB
Atleta Brasileira Eduarda Ribera competindo na prova de Sprint do Cross Country nos Jogos Olímpicos de Inverno Milao-Cortina 2026 Foto: Gabriel Heusi/COB

➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

  • Matéria
  • Mais Notícias