menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Atitude de rival de João Fonseca na final do ATP Basileia gera chuva de críticas

Final do ATP 500 Basileia aconteceu neste domingo (26)

Avatar
Fernanda Vicente Franklin
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/10/2025
14:04
Atualizado em 27/10/2025
19:20
João Fonseca enfrenta Shapavalov no ATP da Basiléia (Foto: Fabrice COFFRINI / AFP)
imagem cameraCom autoridade, João Fonseca vence Fokina e é campeão do ATP da Basileia. (Foto: Fabrice COFFRINI / AFP)

  • Matéria
  • Mais Notícias

João Fonseca derrotou Alejandro Fokina na final do ATP 500 da Basileia, neste domingo (26), e levantou a taça do torneio. O brasileiro venceu a partida por 2 sets a 0, com as parciais de 6/3 e 6/4. Após perder alguns pontos e se irritar durante o jogo, uma atitude do espanhol gerou crítica dos torcedores nas redes sociais.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️ Exclusivo: Último brasileiro no top 30, Bellucci exalta João Fonseca

No final do primeiro set, após marcar um ponto, a torcida presente no ginásio, na Suíça, aplaudiu a jogada do Alejandro Fokina. A reação do atleta, porém, chamou atenção. Por causa do barulho, ele fez cara feia para a torcida, que respondeu com vaias durante o saque do espanhol.

continua após a publicidade

Bombando no Lance!

➡️PC Oliveira aponta erro capital da arbitragem em Palmeiras x Cruzeiro
➡️Tropeços mudam probabilidades de título de Flamengo e Palmeiras no Brasileirão; confira
➡️Especialista em arbitragem aponta erro crucial em Botafogo x Santos: 'Não dá'

Na rede social X (antigo twitter), o tenista foi criticado pela atitude.

Confira as reações na web

Veja os lances da vitória de João Fonseca sobre Fokina pela final do ATP Basileia

Como foi o jogo João Fonseca x Alejandro Fokina

João Fonseca entrou na quadra central do ATP da Basileia com expressão confiante. E isso se refletiu logo de cara no jogo. Sem sustos, o brasileiro confirmou seu serviço e foi logo quebrando o espanhol. Na sequência, fez 3 a 0. Fokina voltou pro jogo. Confirmou o serviço e devolveu a quebra (3 a 2).

Mas João não estava disposto a deixar o espanhol sonhar. Quebrou o serviço mais uma vez e confirmou o saque, encaminhando o set (5 a 2). Fokina ainda diminuiu, mas o brasileiro voltou a confirmar o serviço e fechou em 6 a 3.

continua após a publicidade

O espanhol nem teve muito tempo para digerir a derrota na parcial e já teve o serviço quebrado logo no primeiro game do segundo set. Nos seguintes, ambos conseguiram fazer valer os saques e João se manteve à frente (3 a 1). No sexto game, o brasileiro quase conseguiu outra quebra, mas Fokina conseguiu fechar (3 a 2).

João voltou a confirmar seu serviço (4 a 2) e colocou o espanhol em situação tensa no jogo. No game seguinte, mais uma vez, o brasileiro esteve perto de conseguir a quebra, mas Fokina conseguiu reagir (4 a 3). Com facilidade, Fonseca confirmou o serviço e jogou toda a pressão pro adversário (5 a 3).

Fokina teve calma e conseguiu fazer valer a força do seu saque (5 a 4). Bastava a João confirmar o serviço para conquistar o maior título de sua carreira. E ele não deixou a chance escapar. Firme, confirmou o saque, o game, o jogo e a taça.

João Fonseca vence ATP Basileia. (Foto: Fabrice COFFRINI / AFP)
João Fonseca vence final do ATP Basileia. (Foto: Fabrice COFFRINI / AFP)
  • Matéria
  • Mais Notícias