Aos 50 anos, atleta quer encarar de novo a Maratona do Rio com 'alegria nas pernas'
Será a segunda vez que o carioca disputará os 42km pelas ruas da Cidade Maravilhosa

Aos 50 anos, Marcinho encara mais um grande desafio da sua carreira: a Maratona do Rio, marcada para este domingo (22). Será a segunda vez que o maratonista carioca disputa os 42km pelas ruas da Cidade Maravilhosa, mas, desta vez, com uma motivação especial. Após anos de dedicação ao atletismo, ele revive o espírito aguerrido que marcou sua trajetória desde os tempos de pista.

— Treinei pra caramba! Voltei a ser o atleta aguerrido que era antes. A preparação para a maratona é muito solitária, mas sigo com lenha pra queimar — disse o atleta, que celebra o retorno à prova com orgulho.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Seu ínicio
A paixão de Marcinho pela corrida começou ainda na adolescência, aos 15 anos, inspirado pelo medalhista olímpico Joaquim Cruz nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Seu irmão que corria, porém para conseguir preparo físico para jogar futebol, também serviu de exemplo e fez com que o jovem carioca desse as primeiras passadas.
O incentivo de um professor de Educação Física também foi decisivo. Por meio do CONE, projeto esportivo de Niterói, Marcinho teve acesso a uma estrutura que o impulsionou para o alto rendimento.
— Se não tivesse aquele projeto, eu não teria virado corredor — reconhece o atleta.
➡️ De 1980 a 2025: uma viagem no tempo com a Maratona do Rio
Trajetória profissional
Foram dez anos competindo pelo Flamengo, com o sonho olímpico sempre como combustível. Depois, a mudança para a UNIOESTE foi um passo em busca de maior evolução na carreira.
— Saí do Flamengo para ir atrás do meu sonho —
Das pistas para as ruas
A transição das pistas para as provas de rua veio por uma necessidade financeira, diante das poucas oportunidades no atletismo de pista no Brasil.
Mesmo com a evolução do esporte, Marcinho reconhece que o retorno financeiro para atletas de corrida no Brasil ainda é um desafio.
— O esporte cresceu muito, mas financeiramente, hoje em dia, ele não tem tanto retorno — lamenta o maratonista.

As montanhas, a dor e a superação
Em 2010, uma lesão no pé o afastou por dois anos. Voltou a correr dois anos depois e de 2012 a 2019, correu mesmo com dor.
Marcinho passou por outro período conturbado. O maratonista entrou em depressão esportiva por conta de sequência de resultados abaixo do esperado, que o fez perder patrocínios e consequentemente dinheiro.
— Foi um dos momentos mais difíceis da minha vida. — contou Marcinho.
Só voltou por insistência do técnico. — Sou movido a desafios. Ele me disse: "você precisa correr de novo". —
Em 2015, Marcinho ainda experimentou um novo universo: as corridas de montanha. No XTERRA, se tornou campeão e criou uma forte conexão com a natureza.
— A natureza ficou mais perto de mim. Foi uma experiência que trouxe um novo significado ao meu jeito de competir — destaca o atleta.

Maratona do Rio 2025
Aos 50 anos, Marcinho encara mais um grande desafio da sua carreira: a Maratona do Rio, marcada para este domingo (22). Será a segunda vez que o maratonista carioca disputa os 42km pelas ruas da Cidade Maravilhosa, mas, desta vez, com uma motivação especial. Após anos de dedicação ao atletismo, ele revive o espírito aguerrido que marcou sua trajetória desde os tempos de pista.
E para quem está começando, ele deixa o recado:
— A mensagem é: treina sério, compete com diversão e nunca perca a alegria nas pernas —
Tudo sobre

Fórmula 1
Aos 11 anos, filho de Kimi Raikkonen é anunciado pela Red Bull
Há 29 minutos
NBA
Philadelphia 76ers assina contrato com bicampeão da NBA
Há 2 horas
Vôlei
Zé Roberto prevê 'jogo exigente' contra Peru no Pré-Olímpico
Há 2 horas
Lutas
Muito além de torcedor, José Aldo já foi atleta do Flamengo no UFC
Há 2 horas
Lutas
José Aldo completa 40 anos com trajetória campeã do WEC ao UFC
Há 3 horas
Fórmula 1
Antes da F1, estreia do novo GP da Espanha teve 19 bandeiras vermelhas
Há 3 horasMais LANCE!

Julia Bergmann: do vôlei universitário à pilar da Seleção

Gabi Guimarães celebra retorno à Seleção, mas prega cautela: 'Longe dos 100%'

Atuações de Vivian e Sabrina no Sul-Americano ganham a web: 'LA espera vocês'

Após protesto contra árbitro, lutador do UFC critica Poatan: 'Seja homem'

Gabi é titular, e Brasil vence na estreia do Sul-Americano

F1: Hamilton alerta para problemas de comunicação na Ferrari

Participação de Leclerc na Ferrari no GP da Espanha vira dúvida após acidente na F1

Semana de luta! Retorno do Brasil ao topo do Noche UFC

Veja os lances da vitória do Brasil na estreia do Sul-Americano feminino de vôlei

Piloto da Red Bull segue fora da F1 no GP da Espanha

Brasil x Venezuela pelo Sul-Americano feminino de vôlei; horário e onde assistir

Qual o próximo torneio de João Fonseca? Veja a agenda do brasileiro

Mesmo sem João Fonseca, Brasil segue vivo no US Open 2026



