Qual o tamanho do abismo financeiro entre Fluminense e Borussia Dortmund?
Clubes se enfrentam nesta terça em duelo de realidades bem diferentes

- Matéria
- Mais Notícias
O Fluminense estreia nesta terça-feira (17) no Mundial de Clubes 2025 enfrentando um dos adversários mais desafiadores do torneio: o Borussia Dortmund. A bola rola às 13h (de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, em duelo válido pela primeira rodada do Grupo D da competição.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Dentro de campo, o Tricolor busca surpreender e tem motivos para encarar na vitória. Fora dele, porém, o duelo escancara o abismo financeiro que separa o futebol brasileiro do topo europeu.
💰 Comparativo financeiro
🌍 Realidades distintas, mesmos sonhos
O Borussia Dortmund aparece como o 11º clube com maior faturamento do mundo, segundo o relatório Football Money League da Deloitte. Seu elenco, avaliado em mais de € 450 milhões, é quase seis vezes mais caro que o do Fluminense, segundo o Transfermarkt.
Em relação à folha salarial, a diferença também impressiona: o clube alemão gasta mais de cinco vezes o que o Tricolor paga ao longo do ano para manter seu plantel profissional.
Apesar da desigualdade econômica, o Fluminense aposta no entrosamento do elenco para equilibrar as ações dentro das quatro linhas. Já o Dortmund chega com a confiança de quem foi finalista da Champions League em 2024 — e com uma estrutura financeira que o coloca entre os grandes do planeta.
Acompanhe o Lance! Biz para ficar por dentro das principais notícias sobre Negócios do Esporte.

- Matéria
- Mais Notícias