Botafogo e Palmeiras batem recordes, mas estão longe de patamar europeu

Janela de transferências na Europa ainda carrega um peso difícil de ser batido por times do Brasil

PorVinicius Barbosa HarfushSão Paulo (SP)
01/03/2025 06:30
Paulinho-atacante-do-Palmeiras-aspect-ratio-512-320
Paulinho foi uma das principais contratações do Palmeiras e custou 18 milhões de euros

Botafogo e Palmeiras lideraram com sobra a lista de clubes que mais investiram na primeira janela de transferências do país em 2025. Os clubes quebraram recordes e fizeram contratações de peso para seus elencos, reforçando o cenário de hipervalorização do mercado da bola, que já domina o futebol europeu há algum tempo e agora chegou com força no país. O Palmeiras, por exemplo, fez suas três maiores contratações da história neste período. Por outro lado, as equipes do Brasil ainda não conseguem bater de frente com o poderio financeiro do velho continente.

continua após a publicidade

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

No alviverde, foram quase 60 milhões de euros investidos em seis contratações, o que rende pouco menos de R$ 370 milhões na cotação atual. Do lado alvinegro, uma cifra ainda maior: 67 milhões de euros em contratações, o que representa R$ 393 milhões na conversão. Mas ao comparar com janelas feitas por clubes gigantes da Europa, esses são valores que não competem com o topo.

Artur foi apresentado oficialmente no Botafogo
Artur foi uma das principaid contratações do Botafogo neste ano. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

É claro que existem exceções, como o próprio Barcelona e Real Madrid, que nesta última janela de 2024/25 investiram menos que os dois clubes brasileiros. O Real gastou 49 milhões de euros (R$ 299 milhões), enquanto o Barça investiu pouco mais de 57 mi de euros (R$ 352 mi).

continua após a publicidade

Porém, no histórico recente, os dois times aplicaram valores que são mais que o dobro pago por Botafogo e Palmeiras nesta janela. Em 2023/34, o Real Madrid desembolsou quase 140 mi de euros, enquanto o Barcelona se reforçou pagando 158 mi de euros.

Ou seja, o montante de investimento certamente depende do momento vivido por cada equipe e qual o contexto de montagem de elenco ele se encontra. Enquanto os brasileiros chegam nos seus recordes contratação, gigantes europeus têm a capacidade de extrapolar esses valores com pouco esforço.

continua após a publicidade

➡️ Botafogo encerra contratações nesta janela de transferências; veja balanço

Comparação com a janela de inverno

A prova disso é o Manchester City, que investiu "pouco" em grandes contratações ao longo dos últimos anos, mas precisou corrigir a rota de uma temporada ruim neste ano e pagou o equivalente a R$ 1 bilhão em reforços na janela de inverno, considerada a mais fraca e menos valorizada da temporada europeia. Na janela de verão de 2024, o Chelsea chegou a pagar pouco mais de R$ 1,1 bi em um único período de contratações.

vitor reis man city
O zagueiro Vitor Reis foi uma das contratações do City e custou 37 milhões de euros (Foto: Reprodução/Instagram@mancity)

Outro exemplo de peso é o georgiano Kvaratskhelia, contratado pelo PSG junto ao Napoli. A equipe de Paris pagou ao time italiano 70 milhões de euros peo jogador, que foi destaque da Serie A no país nos últimos anos. O valor é maior do que a junção das contratações do Palmeiras ou do Botafogo nesta janela de começo de ano.

O cenário estabelecido pode ser visto com olhares mais positivos ou negativos a depender do ponto de vista. Em ano de Mundial de Clubes, que colocará frente a frente equipes brasileiras contra gigantes da Europa, é importante entender o abismo que há entre as finanças dos clubes, mas sem esquecer que, aos poucos, o futebol brasileiro tem caminhado rumo a um cenário de alta valorização do seu produto.

Sugerida para você!


Mais LANCE!