Vojvoda explica receita para o sucesso do Fortaleza, finalista da Sul-Americana
Treinador relembrou manutenção no cargo mesmo durante momento ruim vivido na última temporada

Vojvoda exaltou a chegada do Fortaleza à final da Conmebol Sul-Americana. O Leão do Pici pode ser o primeiro time nordestino a ganhar uma competição continental. O treinador argentino relembrou que o fato de ter sido assegurado mesmo durante um período ruim da equipe cearense foi crucial para a manutenção do projeto que agora chega a uma decisão internacional.
No ano passado, o Laion chegou a ser lanterna do Brasileirão e ficou na zona do rebaixamento praticamente durante todo o primeiro turno. Participando da Libertadores pela primeira vez, após ter terminado a competição nacional na quarta colocação na temporada anterior, o Tricolor de Aço fez uma grande campanha de recuperação e terminou na oitava colocação, se classificando para a fase prévia da Liberta neste ano. Não tendo avançado, caiu na terceira fase e disputou a Sul-Americana desde o período de grupos.
– Em momentos difíceis, diretoria e jogadores sustentaram a comissão técnica. E nesse momento difícil, senti apoio de gente importante e do dia a dia. Assim, o clube tem todas as possibilidades de crescer. Agora quero ganhar a final – destacou Vojvoda.
Juan Pablo Vojvoda relembrou a sua chegada ao Fortaleza, em maio de 2021, e exaltou os jogadores brasileiros e a oportunidade de ter trabalhado próximo a eles.
– Cheguei em maio de 2021, lembro que nossas conversas foram de sete a 10 dias antes de tomar a decisão. Analisei o time, falei muito com Alex Santiago (ex-diretor de futebol), Marcelo Paz (presidente). Lembro que na primeira partida, pelo Campeonato Cearense, primeira do Brasileirão. Também com gols de Pikachu. E a partir dali eu comecei a conhecer o jogador brasileiro de perto. Tive uma grata surpresa. Jogadores que sabem jogar, cinco vezes campeões do mundo, e gostam de jogar futebol. Muitas vezes falam que jogam por dinheiro, mas o jogador brasileiro na essência gosta. Comecei a conhecer o clube, falando com a diretoria, e falei que tinha muita oportunidade de crescer. Clube com massa de torcedores, diretoria com boa cabeça, bons jogadores e pouco a pouco tivemos a possibilidade de crescer e sustentar um projeto – disse o comandante do Leão.
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000

A torcida do Fortaleza também entrou na lista de agradecimentos de Vojvoda, que ressaltou que a classificação do Tricolor de Aço também é um presente à população do Nordeste brasileiro.
– O meu compromisso está com o Fortaleza, que me abriu as portas para um futebol tão apaixonante, como é o brasileiro. Estou feliz aqui, pelo povo nordestino, porque também é uma conquista não só do Estado do Ceará, mas em todo o Nordeste. Povo apaixonado pelo futebol, aqui ou em qualquer estádio do Nordeste, que sempre está cheio. Verdadeira paixão do futebol brasileiro – destacou o argentino.
+ VEJA A TABELA E CONFIRA AS CAMPANHAS DA CONMEBOL SUL-AMERICANA
Inclusive, a paixão do torcedor do Leão do Pici foi destacada por Juan Pablo na projeção para a final da Sul-Americana, que será disputada no dia 28 de outubro em Punta del Este, no Uruguai. A distância entre os dois locais é de quase 5 mil quilômetros.
+ Quarteto fantástico! Aposte R$50 e ganhe R$990 com artilheiros na Liga dos Campeões!
– A gente do Fortaleza vai fazer todo esforço. É uma gente que acompanha sempre, em momentos difíceis. Escuto muitas histórias dentro do Pici, de pessoas que viajavam de dois a três dias de ônibus. Temos uma logística difícil, mas também estamos orgulhosos de morar aqui. E tem gente que vai fazer muito esforço para acompanhar o elenco, e nós vamos fazer todo o esforço para a nossa gente.

Botafogo
Danilo Pereira é apresentado pelo Botafogo e projeta passagem: 'Muito motivado'
Há 1 hora
Futebol Nacional
CBF divulga análise do VAR de expulsões em Vitoria x Palmeiras
Há 2 horas
Atlético Mineiro
Atlético reencontra atacante que teve passagem complicada pelo clube
Há 2 horas
Futebol Internacional
De Nyland a Salah: 61 jogadores que estiveram na Copa do Mundo continuam sem clube
Há 2 horas
Futebol Nacional
Imprensa europeia repercute expulsão de Luan Cândido contra o Palmeiras
Há 4 horas
Corinthians
Garro volta à Neo Química Arena querendo manter boa fase
Há 4 horasMais LANCE!

IberCup fecha edição no Brasil com recorde de participantes e mira estreia em Salvador

Novo reforço, Thiago Borbas já pode jogar pelo Atlético?

Chances de título do Palmeiras disparam em relação ao Flamengo no Brasileirão

50 anos da conquista da Libertadores: relembre campanha do Cruzeiro

Em caráter comemorativo, São Paulo lança terceiro uniforme; veja fotos

Atlético-MG tem adversário definido na Copa Sul-Americana: confira

De carregador em canteiro de obras a reforço do São Paulo: a trajetória de Newton

Como uma substituição no meio-campo levou o Vasco à classificação na Sul-Americana

Análise: as boas, más e péssimas notícias do Fluminense no empate com o Bahia

Por onde anda Araújo, ex-atacante de Goiás, Cruzeiro e Fluminense?

Corinthians enfrenta rival embalado, mas chega de olho em vaga no G6 do Brasileirão

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (30/07/2026)

Domínguez pode ter retorno de titular no Atlético para duelo da Copa do Brasil



