Melhores momentos: Vasco bate o Fluminense nos pênaltis e volta à final da Copa do Brasil após 14 anos
Cruz-Maltino contou com brilho de Léo Jardim, que defendeu duas cobranças

Depois de 14 anos, o Vasco está de volta à grande final da Copa do Brasil e decidirá o título contra o Corinthians. Após a vitória do Fluminense no tempo regulamentar pelo placar de 1 a 0, na noite deste domingo (14), o Cruz-Maltino levou a melhor nos pênaltis por 4 a 3, com brilho do goleiro Léo Jardim, que defendeu duas cobranças, e se classificou para decidir o título.
As partidas da decisão do torneio mata-mata serão realizadas na quarta-feira (17), na Neo Química Arena, em São Paulo, e no próximo domingo (21), no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Como foi Fluminense x Vasco
Foi um duelo recheado de ótimos ingredientes para um grande clássico decisivo. Arquibancada lotada, lindas festas das torcidas e muita disputa pela bola, principalmente na faixa central do gramado. Após a emoção do jogo de ida, decidido no fim com gol de Vegetti para dar vitória ao Vasco por 2 a 1, a volta seguiu o mesmo roteiro.
➡️ Homem é esfaqueado antes do clássico entre Fluminense e Vasco
O Vasco, mesmo com a vantagem, foi quem deu as cartas no início da partida levando perigo à meta defendida por Fábio, com chegada de Rayan e finalização de Andrés Gómez, de longa distância. O Fluminense, quando cresceu e passou a se lançar ao ataque, teve uma contribuição luxuosa do adversário. Atrás, Fábio estava garantindo e teve mais uma exibição de gala.
O Tricolor abriu o placar aos 35 minutos da primeira etapa. Canobbio recebeu pela direita, cruzou por baixo e Everaldo desviou para carimbar a trave de Léo Jardim. Na sobra do lance, Paulo Henrique, lateral-direito do Cruz-Maltino, tentou afastar, mas chutou contra o próprio gol para balançar a rede e marcar contra.

Nervosismo
Na segunda metade do confronto, o Fluminense iniciou tentando dificultar a saída de bola característica de Fernando Diniz. O Vasco escapou em duas boas oportunidades, mas que pararam em grande defesa de Fábio em cabeçada e intervenção de Thiago Silva em lances com Rayan. Do outro lado, Kevin Serna , cara a cara com Jardim, também desperdiçou. A organização e o estudo deram espaço ao nervosismo no Maracanã.
As mudanças de ambos os lados não surtiram efeito. Ganso e John Kennedy não conseguiram mudar o panorama do Flu, enquanto nomes como Vegetti e Hugo Moura pouco participaram. Entre trocas de ataques e muita tensão, a decisão foi para os pênaltis. E melhor para o Gigante da Colina, que foi frio mais uma vez na marca da cal na Copa do Brasil de 2025.
Pênaltis
Na abertura da série, Thiago Silva fez para o Fluminense, enquanto o artilheiro Vegetti, que entrou no segundo tempo, parou nos pés de Fábio e desperdiçou. Em seguida, John Kennedy bateu mal para a defesa de Léo Jardim, e Rayan deixou tudo igual. 2 a 2.
A terceira cobrança do Fluminense foi de PH Ganso, que cobrou com categoria no canto direito, enquanto Victor Luís manteve o placar na igualdade também com boa batida. Renê foi para a bola com calma e fez, e Coutinho acertou o ângulo para deixar 3 a 3.
Ficou com Canobbio o último pênalti do Fluminense, e o uruguaio desperdiçou com cobrança no meio do gol, em cima de Léo Jardim. Puma Rodríguez, na sequência, ajeitou com carinho, cobrou no canto esquerdo e classificou o Vasco para a final da Copa do Brasil.
➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 (3) x (4) 0 VASCO (1 x 2)
COPA DO BRASIL – SEMIFINAL (VOLTA)
📆 Data e horário: domingo, 14 de dezembro de 2025, às 20h30 (de Brasília)
📍 Local: Maracanã, Rio de Janeiro
🟨 Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
🚩 Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Bruno Raphael Pires (GO)
🖥️ VAR: Wagner Reway (SC)
Gols: Paulo Henrique (contra) 36'/1ºT (FLU);
Cartões amarelos: Samuel Xavier, Serna, Nonato, Lucho Acosta e Canobbio (FLU); Andrés Gómez e Carlos Cuesta (VAS)
⚽ ESCALAÇÕES
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli (Otávio), Nonato (Bernal) e Lucho Acosta (Ganso); Canobbio, Kevin Serna e Everaldo (John Kennedy). Técnico: Luis Zubeldía.
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Victor Luis), Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes (Hugo Moura), Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira (Vegetti), Andrés Gómez (Matheus França) e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.
Tudo sobre

Botafogo
Danilo Pereira é apresentado pelo Botafogo e projeta passagem: 'Muito motivado'
Há 56 minutos
Futebol Nacional
CBF divulga análise do VAR de expulsões em Vitoria x Palmeiras
Há 1 hora
Atlético Mineiro
Atlético reencontra atacante que teve passagem complicada pelo clube
Há 1 hora
Futebol Internacional
De Nyland a Salah: 61 jogadores que estiveram na Copa do Mundo continuam sem clube
Há 1 hora
Futebol Nacional
Imprensa europeia repercute expulsão de Luan Cândido contra o Palmeiras
Há 3 horas
Corinthians
Garro volta à Neo Química Arena querendo manter boa fase
Há 3 horasMais LANCE!

IberCup fecha edição no Brasil com recorde de participantes e mira estreia em Salvador

Novo reforço, Thiago Borbas já pode jogar pelo Atlético?

Chances de título do Palmeiras disparam em relação ao Flamengo no Brasileirão

50 anos da conquista da Libertadores: relembre campanha do Cruzeiro

Em caráter comemorativo, São Paulo lança terceiro uniforme; veja fotos

Atlético-MG tem adversário definido na Copa Sul-Americana: confira

De carregador em canteiro de obras a reforço do São Paulo: a trajetória de Newton

Como uma substituição no meio-campo levou o Vasco à classificação na Sul-Americana

Análise: as boas, más e péssimas notícias do Fluminense no empate com o Bahia

Por onde anda Araújo, ex-atacante de Goiás, Cruzeiro e Fluminense?

Corinthians enfrenta rival embalado, mas chega de olho em vaga no G6 do Brasileirão

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (30/07/2026)

Domínguez pode ter retorno de titular no Atlético para duelo da Copa do Brasil


