‘Uma homenagem ao Rei Pelé’ transforma Maracanã em galeria histórica de memórias
Espaço ficará aberto ao público por três meses

- Matéria
- Mais Notícias
O Maracanã, grande cenário do futebol mundial, foi palco de momentos eternizados. Um deles foi o milésimo gol de Pelé, no dia 19 de novembro de 1969, em um jogo entre Vasco e Santos. Diante desse contexto, o estádio carioca recebe a exposição "Uma homenagem ao Rei Pelé", com experiência imersiva, que mistura tecnologia, arte e memória, sobre a vida do maior jogador da história do esporte.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O Lance! esteve no primeiro dia em que a homenagem foi aberta ao público. O espaço conta com estátuas, camisas e outros itens históricos relacionados ao Rei do Futebol, como a coroa que Pelé recebeu no intervalo do jogo da Seleção Brasileira contra a Iugoslávia, na despedida pela Canarinho, em 18 de julho de 1971, no Maracanã.

Durante o trajeto da exposição, algumas estátuas de Pelé chamam a atenção por conta do tamanho real e pela semelhança com o ex-jogador. Uma delas relembra um gol de bicicleta do eterno camisa 10 em 1965, também no Maracanã, diante da Bélgica. Na ocasião, o Brasil venceu por 5 a 0.

Sala: "O homem que parou uma guerra"
Um momento especial da exposição, com o uso de óculos de realidade virtual, relembra o dia em que Pelé parou uma guerra. Isso mesmo.
Em 1969, o Santos foi jogar um amistoso na Nigéria, país africano que enfrentava uma guerra civil. Por conta da presença do Rei do Futebol, as facções em conflito declararam um cessar-fogo para ver Pelé em ação. O acordo, que demonstra o impacto do brasileiro, durou 48 horas.

"Muito emocionante", diz torcedor
Essa é uma oportunidade de gerações conhecerem de perto páginas importantes da vida e carreira de Edson Arantes do Nascimento, o maior jogador da história do esporte. Quem experimentou esse gostinho foi Ivan Cândido, que foi ao museu no Maracanã com a família para mergulhar na história do Rei.
- Gostei muita da exposição, é ótima. Muito emocionante. É a história de um fenômeno do futebol. Muito bacana mesmo. Muito bacana. E presenciar isso com a família é melhor ainda - disse Ivan.

Severiano Braga, CEO do Maracanã, enalteceu a iniciativa de homenagear Pelé e comentou a ligação do Rei com o estádio.
- É com imenso prazer que recebemos a exposição ‘Uma Homenagem ao Rei Pelé’ aqui no Maracanã. Uma iniciativa que celebra a história e o legado do maior ícone do futebol mundial e que tanto nos enche de orgulho. O Maracanã sempre foi palco de momentos inesquecíveis, e essa homenagem reforça nossa conexão com a paixão pelo esporte, sempre inspirando gerações - disse Severiano Braga.
Informações sobre a exposição em homenagem ao Rei Pelé no Maracanã
A exposição ficará no estádio carioca por um período de três meses. No entanto, a reportagem do Lance! apurou que, dependendo do número de visitantes, o período pode ser ampliado. O ingresso para conhecer o espaço custa R$ 65.
A organização do Maracanã preparou uma oferta para os torcedores que queiram ver a exposição e também fazer o tour pelo estádio, pelo valor de R$ 124.
Veja imagens da exposição em homenagem ao Rei Pelé
Bola do milésimo gol de Pelé (marcado no Maracanã)

Comemoração marcante do soco no ar

Trono do Rei do Futebol

Armário do vestiário da Vila Belmiro utilizado por Pelé

Barbearia em que Pelé cortva o cabelo em Santos

Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias