Tribunal de Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
Decisão determina que vice Fernando Sarney assuma como interventor

- Matéria
- Mais Notícias
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou o afastamento do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e de toda a diretoria da entidade. A decisão desta quinta-feira (15) é do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, da 19ª Câmara Cível do TJRJ. O magistrado também determinou que o vice Fernando Sarney seja nomeado interventor e convoque novas eleições.
Relacionadas
➡️Contratação de Carlo Ancelotti dá fôlego a um pressionado Ednaldo Rodrigues
A decisão acontece quatro dias após o coronel Antônio Carlos Nunes de Lima não comparecer a uma oitiva convocada por Zefiro para esclarecer a denúncia de que a assinatura do coronel havia sido fraudada no documento que homologou um acordo que garantiu a eleição de Ednaldo Rodrigues à presidência na eleição de 2022.
"Pois bem, designada a audiência, o Coronel Nunes não comparece, nem em videoconferência. Veio ao juízo, por petição do seu advogado, a notícia de que ele 'não se encontra bem'. Tenho certeza disso, infelizmente. Indícios. É o que temos. A prova dependeria da presença do Coronel à audiência. Ele não veio, e certamente não virá jamais. Então, trabalhemos com o que temos", escreveu o desembargador na decisão desta quinta-feira.
"A robustez dos indícios trazidos aos autos leva à inarredável conclusão acerca de um fato, até mesmo óbvio: há muito o Coronel Nunes não tem condições de expressar de forma consciente sua vontade. Seus atos são guiados. Não emanam da sua vontade livre e consciente", acrescentou Gabriel Zéfiro, para na sequência declarar nulo o acordo com a assinatura do coronel e afastar a diretoria da CBF.
Fernando Sarney é nomeado interventor da CBF no lugar de Ednaldo Rodrigues
Além de afastar Ednaldo, o desembargador também determinou que Fernando Sarney, um dos oito vice-presidentes da CBF, assuma como interventor.
Foi justamente Sarney quem entrou com a ação no TJRJ pedindo o afastamento de Ednaldo Rodrigues e sua nomeação como interventor. Ele deverá assumir e convocar novas eleições "o mais rápido possível,
obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição".
O Lance! aguarda posicionamento da CBF.
*Matéria em atualização.

Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias