Palmeiras x Flamengo aumenta lista de finais brasileiras da Libertadores
Equipes decidem o título em reedição da final de 2022

- Matéria
- Mais Notícias
A classificação histórica do Palmeiras diante da LDU garantiu mais uma final brasileira na Libertadores. No dia 29 de novembro, em Lima, o Alviverde enfrentará o Flamengo, que eliminou o Racing, em decisão que definirá o primeiro time do Brasil tetracampeão continental.
Relacionadas

Flamengo e Palmeiras são os finalistas da Libertadores de 2025
Foto: Gilvan de Souza/CRF
Relembre as finais brasileiras na Libertadores
Desde 2019, os brasileiros se tornaram protagonistas da principal competição continental, sendo 10 dos últimos 12 finalistas e conquistando os últimos seis títulos. Em 2020, 2021, 2022 e 2024, a final da Libertadores foi exclusivamente verde-amarela, mas antes disso os times já decidiam entre si a taça mais cobiçada da América do Sul.
➡️ CBF não descarta final da Libertadores no Brasil e aguarda Palmeiras e Flamengo
2005: São Paulo 5 x 1 Athletico-PR
Em 14 de julho de 2005, o São Paulo conquistou o tricampeonato da Libertadores em uma goleada sobre o Athletico-PR na final. A vitória por 4 a 0 foi a segunda maior em decisões continentais, atrás apenas de outra goleada tricolor, o 5 a 1 sobre a Universidad Católica em 1993.
Na primeira fase, terminou na liderança do Grupo 3, que tinha Universidad de Chile, Quilmes-ARG e The Strongest-BOL, com três vitórias e três empates. Nas oitavas de final, passou pelo Palmeiras com 3 a 0 no agregado, depois pelo Tigres-MEX, vencendo por 5 a 2. Na semifinal, desbacou o River Plate pelo mesmo placar até chegar à decisão. Contra o Athletico Paranaense, empatou na ida em 1 a 1 e venceu a volta por 4 a 0. Os gols do título foram marcados por Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli.
2006: Internacional 4 x 3 São Paulo
Depois de duas eliminações nas fases finais da Sul-Americana nos anos anteriores e do título brasileiro de 2005, o Internacional chegou forte em 2006 para conquistar sua primeira Libertadores. Na final, derrotou o São Paulo, então atual campeão continental.
Na fase de grupos, enfrentando Nacional-URU, Unión Maraxaibo-EQU e Pumas-MEX, passou em primeiro com quatro vitórias e dois empates. No mata-mata, eliminou o time uruguaio nas oitavas, a LDU nas quartas e o Libertad na semifinal. Na decisão, venceu o São Paulo por 2 a 1 no Morumbi e empatou no Beira Rio em 2 a 2. Rafael Sóbis marcou os dois gols da ida, e Fernandão e Tinga marcaram os da volta.
2020: Palmeiras 1 x 0 Santos
A final da Libertadores de 2020 foi disputada em 2021 por conta da pandemia de Covid-19 e foi a primeira brasileira disputada em jogo único. O Maracanã recebeu o clássico paulista e foi palco do segundo título continental do Palmeiras, que venceu o Santos por 1 a 0.
No Grupo B com Guaraní-PAR, Bolívar-BOL e Tigre-ARG, o Palmeiras passou em primeiro com cinco vitórias e um empate. Nas oitavas, atropelou o Delfín-EQU com 8 a 1 no agregado. Nas quartas, passou com facilidade pelo Libertad-PAR fazendo 4 a 1. Na semi, contra o River, venceu a ida por 3 a 0 e levou um susto na volta ao perder de 2, avançando com um de vantagem. Diante do rival na decisão, Breno Lopes marcou o único gol a partida e garantiu o bicampeonato continental.
2021: Palmeiras 2 x 1 Flamengo
A segunda final brasileira seguida na Libertadores foi entre Palmeiras e Flamengo, que deu o tricampeonato continental ao time paulista. No Estádio Centenário, em Montevideo, no Uruguai, as equipes protagonizaram uma partida emocionante até a prorrogação.
A campanha do título palmeirense começou na fase de grupos, encarando Defensa y Justicia-ARG, Independiente del Valle-EQU e Universitário-PER. Com cinco vitórias e uma derrota, o Alviverde avançou na liderança. Na sequência, eliminou a Universidad Católica, o São Paulo e o Atlético Mineiro. Na final, Raphael Veiga abriu o placar aos cinco minutos, mas Gabriel Barbosa empatou aos 72. Na prorrogação, Deyverson se aproveitou da falha de Andreas Pereira e matou o jogo para os paulistas.

2022: Flamengo 1 x 0 Athletico-PR
Depois do tricampeonato do Palmeiras, foi a vez do Flamengo atingir a marca. Diante do Athletico-PR, no Estádio Monumental de Guaiaquil, no Equador, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 com gol de Gabriel Barbosa.
O caminho do time carioca até a final da Libertadores começou com cinco vitórias e um empate na fase de grupos, quando jogou contra Talleres-ARG, Universidad Católica-CHI e Sporting Cristal-PER. No mata-mata, atropelou o Deportes Tolima-COL com 8 a 1 no agregado, venceu o Corinthians e, na semi, passou com tranquilidade pelo Vélez-ARG fazendo 6 a 1.
2024: Botafogo 3 x 1 Atlético-MG
Seguindo a tendência dos anos anteriores, a final da Libertadores de 2024 também foi brasileira. Na decisão pela primeira vez, o Botafogo saiu da fila ao derrotar o Atlético-MG por 3 a 1 no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.
A partida tomou contornos eletrizantes com a expulsão de Gregore com apenas dois minutos de jogo. Apesar da desvantagem, o Glorioso abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Luiz Henrique e Alex Telles. Vargas diminui na segunda etapa, mas Junior Santos deu números finais ao placar com um gol nos acréscimos.
A campanha do título começou com fortes emoções na fase de grupos, em que o Botafogo avançou em segundo lugar, com três vitórias, um empate e duas derrotas diante de Junior Barranquilla-COL, LDU-EQU e Universitário-PER. No mata-mata, despachou o Palmeiras com 4 a 3 no agregado, depois o São Paulo, nos pênaltis e, na semifinal, atropelou o Peñarol no Nilton Santos por 5 a 0 e avançou mesmo perdendo a volta por 3 a 1.
➡️Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras
➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo

- Matéria
- Mais Notícias






























































