O que sabemos sobre os planos de Neymar para retornar ao futebol brasileiro?

Atualmente no Al-Hilal, craque apareceu com camisas de Flamengo e Santos recentemente

neymar flamengo santos
Neymar com as camisas de Flamengo e Santos (Fotos: Reprodução e Divulgação / Santos)

Escrito por

A expectativa para o retorno de Neymar ao futebol brasileiro aumenta a cada dia. Na última quinta-feira (13), o craque assistiu à partida entre Flamengo e Grêmio no Maracanã e foi ao vestiário rubro-negro após a vitória da equipe, adicionando mais um capítulo na relação entre jogador e clube.

No entanto, o atacante teve postura semelhante em jogos do Santos no início do ano, alimentando especulações sobre possível volta à Vila Belmiro. Mas afinal, o que se sabe sobre os planos de Neymar para retornar ao futebol brasileiro?

Situação contratual de Neymar

Atualmente no Al-Hilal, Neymar tem contrato com o clube saudita até junho de 2025, com opção de renovar por mais um ano. Tanto o jogador quanto seu pai - que é também seu empresário - já afirmaram que irão cumprir o acordo até o fim da próxima temporada no mínimo e avaliar se seguem no Oriente Médio até a Copa do Mundo de 2026.

- O sonho (de retorno) é importante. Mas eu acho que a gente precisa ter calma. Ele tem um tempo ainda a cumprir fora do país. Principalmente na Arábia. O retorno (ao Brasil) vai acontecer uma hora, mas com calma, pés no chão. Antes, precisa de uma recuperação de excelência para voltar em alto nível - afirmou o pai do astro em abril.

Retorno ao futebol brasileiro: Santos ou Flamengo?

Sem dúvidas, os times mais próximos de repatriar Neymar são Santos e Flamengo. O atacante fez diversas aparições públicas com as camisas de ambos times e vem alimentando o sonho dos torcedores ao longo dos últimos anos.

A relação do craque com o Peixe é antiga. Revelado pelo clube, comandou a equipe na conquista da terceira Libertadores de sua história, em 2011. Recentemente, Neymar esteve em duas partidas do Santos no Paulistão (contra Corinthians e Palmeiras) e visitou o vestiário do clube.

- Não é só uma reaproximação, todo mundo sabe do amor que temos pelo Santos, onde começamos, onde meu filho começou a carreira. É gostoso de estar de volta. Faz a gente lembrar muita coisa, estamos muito felizes neste momento - disse o pai de Neymar à Rádio 105 fm, após presença do filho na Vila Belmiro.

Além disso, a proximidade do empresário com o presidente Marcelo Teixeira poderia facilitar um retorno do ídolo ao Santos. No entanto, o jogador negou que haja um acordo para isso acontecer em 2025, como noticiado na época dos encontros.

Neymar - Santos
Neymar com camisa do Santos e troféu do Paulistão 2024, antes de final contra o Palmeiras (Foto: Reinaldo Campos/AGIF)

Por outro lado, o Neymar vem "flertando" com o Flamengo já há algum tempo. Em 2016, questionado sobre atuar pelo Rubro-Negro, o atacante afirmou que seria "uma grande honra jogar no Flamengo, um dos maiores times do Brasil e do mundo". Pouco depois, o astro recebeu uma camisa de presente do clube e visitou o Ninho do Urubu.

Já em 2017, Neymar concedeu uma entrevista ao então "Esporte Interativo". Na época jogador do Barcelona, o craque voltou a demonstrar interesse na equipe carioca, afirmando:

- Eu tenho muita vontade de jogar no Flamengo. Maracanã lotado, Libertadores…

No mesmo ano, em aparição no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, o atacante foi questionado pelo apresentador se jogaria em algum time do Brasil que não o Santos. Mais uma vez, Neymar citou o Rubro-Negro.

- Eu tenho muita vontade de jogar no Flamengo porque foi um jogo, não sei se no Maracanã ou Engenhão, que joguei contra o Flamengo e vi a torcida. Acho que a gente estava ganhando deles ainda e a torcida não parava.

Dois anos depois, em 2019, o então jogador do PSG voltou a demonstrar seu carinho pelo clube por diversas vezes. Primeiro, em entrevista ao FOX Sports, reforçou desejo de jogar pelo Mais Querido. Depois, em postagens via rede sociais, celebrou a contratação de Filipe Luís, gols de Gabigol e o título do Flamengo na Libertadores.

Após sua reaproximação com o Santos no início do ano, Neymar voltou a reascender a esperança rubro-negra em contar com o craque. Na última semana, publicou foto com camisa de Gabi e foi ao Maracanã torcer pela equipe na vitória sobre o Grêmio por 2 a 1. Visitou, ainda, o vestiário do Flamengo e, em papo com a FlaTV, afirmou que o clube é seu "segundo time de coração".

Neymar-Flamengo
Neymar com camisa do Flamengo após a vitória da equipe sobre o Grêmio pelo Brasileirão (Foto: Reprodução)

Neymar fica no exterior?

Apesar do flerte com Santos e Flamengo, existe a possibilidade de Neymar encerrar sua carreira fora do Brasil. Em 2022, em entrevista ao podcast Fenômenos, de Ronaldo e do streamer Gaulês, o jogador afirmou que gostaria de atuar no futebol dos Estados Unidos.

- Não sei se voltarei a jogar no Brasil. Tenho algumas dúvidas sobre isso.Eu adoraria jogar nos EUA, na verdade. Eu adoraria jogar lá pelo menos por uma temporada. Antes de tudo, a temporada deles é mais curta, então eu teria três meses de férias - comentou Neymar, antes mesmo de se transferir ao Al-Hilal.

O que há de concreto no retorno de Neymar ao futebol brasileiro?

Por enquanto, uma possível volta de Neymar ao Brasil está apenas no campo da especulação. Apesar das diversas declarações de amor a Santos e Flamengo, nenhum dos clubes de fato se aproximou de contar com o craque, que tem contrato com o Al-Hilal por mais um ano. Além disso, o jogador recebe um salário mensal de aproximadamente R$ 77 milhões na Arábia Saudita, o que afasta as chances de um clube brasileiro contratá-lo no momento.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter