Lateral do Coritiba dispara após levar tapa no rosto em jogo da Série B: 'Covarde'
Edson, do Botafogo-SP, rebate e alega falas xenofóbicas

Zeca, lateral-direito do Coritiba, se manifestou publicamente após ser agredido com um tapa no rosto durante a vitória por 2 a 0 contra o Botafogo-SP, pela 30ª rodada da Série B, na noite desta sexta-feira (3). O golpe foi desferido pelo zagueiro Edson, do time paulista, que alegou falas xenofóbicas pela agressão e registrou Boletim de Ocorrência (B.O).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Zagueiro é expulso após cotovelada e dá tapa em adversário na Série B.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) October 4, 2025
Edson, do Botafogo-SP, acertou um tapa no rosto do lateral Zeca, do Coritiba, logo após ter sido expulso por dar uma cotovelada em Gustavo Coutinho.
📽️@ESPNBrasil pic.twitter.com/EXYP8fNjy4
Nas redes sociais, Zeca publicou um texto em que chamou o adversário de "covarde" e afirmou que "jamais pensou que passaria por algo assim".
- Em toda a minha carreira, jamais imaginei passar por algo assim. Ontem fui agredido por esse covarde. Não revidei e agi como um profissional deve agir, mas deixo registrada a minha indignação. Que nenhum colega de profissão tenha que passar pelo que passei - disse Zeca nas redes sociais.
➡️ Veja a tabela completa da Série B
Em defesa, Edson também usou as mídias socias para tentar justificar a agressão e disse que recebeu ofensas graves e inaceitáveis do lateral do Coxa. Os termos utilizados por Zeca, de acordo com o volante do Botafogo-SP, são xenofóbicos.
- Fui alvo de ofensas graves e inaceitáveis por parte do atleta Zeca, que me chamou, dentre outros termos, de 'nordestino de merda' e 'passa fome'. Provocar e tentar desconcentrar o adversário dentro de campo é natural e todos nós sabemos que faz parte do jogo, mas essa fala ultrapassa os limites toleráveis e se torna um crime. Eu nasci em Touros, no Rio Grande do Norte, tenho muito orgulho das minhas origens, do meu Nordeste e jamais permiti que qualquer pessoa tentasse diminuir a mim, meu povo, minha região e nossa cultura - declarou Edson.
Entenda o lance entre Zeca e Edson, em Coritiba x Botafogo-SP
A agressão ocorreu no fim do primeiro tempo. Edson, do Botafogo-SP, foi expulso após acertar uma cotovelada em Gustavo Coutinho. O árbitro mostrou o cartão vermelho, o que gerou discussão e tumulto entre as equipes.
Na sequência, Edson deu um tapa no rosto de Zeca. O árbitro Jonathan Pinheiro registrou na súmula que a expulsão se deu por atingir o pescoço de Coutinho com o braço, fora da disputa de bola e com uso de força excessiva, além da agressão a Zeca. Após a intervenção da arbitragem, a partida prosseguiu normalmente.
Pelo episódio, o caso deve ser encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Dependendo do enquadramento e do julgamento, Edson pode receber suspensão e desfalcar o time por mais jogos.
Veja a manifestação de Edson, do Botafogo-SP
Confira o comunicado de Zeca, do Coritiba
"Em toda a minha carreira de atleta, jamais imaginei passar por algo assim. Fui agredido por esse covarde que vocês estão vendo no vídeo. Não revidei, agi como um atleta profissional deve agir. Mas deixo registrada aqui a minha indignação e espero que nenhum colega de profissão tenha que passar pelo que eu passe. Que a justiça seja feita – para refletir, aprender e melhorar, não apenas como profissional, mas também como ser humano.
Diante das declarações feitas pelo atleta Edson nas redes sociais, venho a público esclarecer que em nenhum momento proferi as palavras ou ofensas mencionadas por ele durante a partida entre Coritiba e Botafogo-SP. Repudio veementemente qualquer forma de preconceito, discriminação ou ataque pessoal. Diante da gravidade das acusações, o atleta Edson será responsável por provar tudo o que disse, pois trata-se de uma acusação infundada e que atinge minha honra e minha imagem profissional. Já estou tomando as medidas cabíveis para que os fatos sejam devidamente apurados".
Zeca se envolveu em polêmica recente com dirigente do Goiás
Zeca esteve recentemente envolvido em um episódio com Lucas Andrino, dirigente do Goiás. Em setembro, o diretor de futebol foi filmado fazendo ameaças ao lateral após uma confusão em partida da Série B entre Goiás e Coritiba.
Nas imagens, Andrino afirma que "iria estragar a carreira" de Zeca, em registro feito à beira do gramado. Depois do episódio, o dirigente pediu desculpas publicamente.
Tudo sobre

Corinthians
Com dores abdominais, Yuri Alberto desfalca treino do Corinthians
Há 2 horas
Cruzeiro
Confira as opções de Artur Jorge para Grêmio x Cruzeiro
Há 2 horas
Cruzeiro
Cruzeiro enfrenta Grêmio em evolução ofensiva em 2026
Há 2 horas
Corinthians
Corinthians: Raniele passa por cirurgia e pode perder o restante da temporada
Há 2 horas
Corinthians
Corinthians: Seedorf não aparece no BID e fica fora contra o Vitória
Há 2 horas
Vasco
Bastidores: com pouco tempo de Vasco, Sosa já assume papel de liderança no vestiário
Há 2 horasMais LANCE!

Giay celebra evolução no Palmeiras após marca de 100 jogos: 'Cresci muito'

MP pede prisão preventiva de vice-presidente do Corinthians

Vitor Roque segue em tratamento e ainda não vai a campo no Palmeiras; veja provável escalação

Cruzeiro criou quase 80% a mais que o Grêmio nos últimos cinco jogos

Palmeiras terá ingressos mais baratos para duelo contra o RB Bragantino em Barueri; confira

Curopos analisa título do Brasileirão do Vasco sub-20: 'Foi um processo de evolução'

Atlético-MG x Coritiba: onde assistir, horário e escalações do jogo pelo Brasileirão

Corinthians e Caixa avançam em acordo por dívida da Arena

Cuca testa variações táticas, utiliza meninos da base e indica time para encarar o Fluminense

São Paulo renegocia dívida milionária e renova com produtora

Cade questiona contrato de 50 anos da FFU, e ação do Sinafut em Brasília é extinta

Gabigol lidera ranking de jogadores mais decisivos do país

Corinthians encaminha contrato com artilheiro de 100 gols na base
