TJD exclui Paulista, e Batatais fará a final da Copinha contra o Corinthians
TJD-SP da Federação Paulista de Futebol exclui clube de Jundiaí por escalação irregular de zagueiro Brendon, que teria 22 anos, e não 19, que é o limite de idade da competição

A Federação Paulista de Futebol comunicou na tarde desta segunda-feira a exclusão do Paulista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, por conta da inscrição irregular do zagueiro Brendon, que teria 22 anos, e não 19 como consta em seu documento e é a idade limite para a disputa do torneio de base. Com isso, o Batatais - que havia sido eliminado na semifinal pelo time de Jundiaí - fará a final contra o Corinthians, nesta quarta, às 16h, no Pacaembu.
Segundo publicou o site da ESPN no último domingo, Brendon Matheus Lima dos Santos é o nome de um preso no Rio de Janeiro, enquanto o nome real do zagueiro é Heltton Matheus Cardoso Rodrigues. Após analisar o caso, a FPF informou a decisão nesta segunda.
- Pedi os documentos para comparar com a identidade que ele apresentou nos jogos. E pedimos as digitais do Brendon, que está preso. E pedimos que o Paulista apresentasse o jogador até às 14h. E não ele foi apresentado, foi apresentado um B.O. de que ele estava desaparecido. O regulamento é muito claro. Vamos dar prosseguimento às investigações para vermos se não tem nenhum dirigente envolvido. Ele acabou prejudicando os 25 jogadores do Paulista que não disputarão a final - discursou o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de São Paulo, Antônio Olim.
- O jogo desta quarta-feira será entre Corinthians e Batatais. O Paulista está excluído da competição. Por votação unânime, nós acolhemos a decisão baseada no artigo 25. Eliminamos o Paulista e classificamos no seu lugar para disputar a final o Batatais. Eu assino, presidente do TJD-SP, e digo que vamos encaminhar o processo para uma delegacia de polícia para seja punido criminalmente - acrescentou.
Após o discurso para informar a eliminação do Paulista, Antônio Olim respondeu a perguntas dos jornalistas e lamentou o fato. O presidente do TJD-SP chamou o atleta de "criminoso" e absolveu o o clube de Jundiaí.
- Todos os documentos são frios, montados. O Paulista agiu de boa fé. Não é hora de punir mais o Paulista. A maior punição do clube é ele não poder enfrentar o Corinthians. Não vou chamar este de jogador de atleta. É um criminoso - disse.
De acordo com Antônio Olim, o Batatais recebeu uma denúncia vindo de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e a encaminhou para a FPF na noite de sexta-feira. Desde então, o departamento jurídico da entidade trabalhou para apurar o caso e decidiu pela exclusão do Paulista da final.
- Não fomos negligentes. Soubemos do caso no sábado. Apuramos desde então. Não temos perícia aqui para verificar na hora a validade de documento. O cartório do Rio de Janeiro não tem a folha do registro. Isso mostra que o documento (do jogador) é falso - afirmou Olim.
CONFIRA ABAIXO A NOTA OFICIAL DA FPF SOBRE O CASO:
O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo vem a público informar que recebeu, na madrugada de sexta para sábado, denúncia referente a uma suposta irregularidade no registro do atleta Brendon, do Paulista Futebol Clube Ltda. No mesmo dia, abriu-se uma apuração interna para averiguar o caso. Na mesma data, o Paulista foi notificado.
As apurações se estenderam ao longo do final de semana, em conjunto com autoridades policiais e o Ministério Público.
O Comitê Disciplinar, designado pelo Tribunal de Justiça Desportiva para a Copa São Paulo Júnior 2017, se reuniu nesta segunda-feira para analisar as denúncias apresentadas no último final de semana.
Os representantes do Paulista foram chamados para comparecer ao Tribunal de Justiça Desportiva nesta segunda e foram ouvidos sobre as denúncias e notícias veiculadas.
Após a investigação, as autoridades concluíram que o atleta efetivamente utilizou documentos falsos para registro na competição.
Assim, respeitando o Regulamento da Copa São Paulo Júnior 2017 e o Regulamento Geral de Competições da FPF, a Justiça Desportiva decidiu que o Paulista Futebol Clube Ltda está eliminado da competição, sendo substituído na final por seu adversário, o Batatais Futebol Clube.
Definiu-se ainda que, em razão da ausência de dolo por parte do Paulista, não será aplicada a pena facultativa complementar de exclusão das próximas edições da Copa São Paulo.

Botafogo
Danilo Pereira é apresentado pelo Botafogo e projeta passagem: 'Muito motivado'
Há 26 minutos
Futebol Nacional
CBF divulga análise do VAR de expulsões em Vitoria x Palmeiras
Há 55 minutos
Atlético Mineiro
Atlético reencontra atacante que teve passagem complicada pelo clube
Há 1 hora
Futebol Internacional
De Nyland a Salah: 61 jogadores que estiveram na Copa do Mundo continuam sem clube
Há 1 hora
Futebol Nacional
Imprensa europeia repercute expulsão de Luan Cândido contra o Palmeiras
Há 3 horas
Corinthians
Garro volta à Neo Química Arena querendo manter boa fase
Há 3 horasMais LANCE!

IberCup fecha edição no Brasil com recorde de participantes e mira estreia em Salvador

Novo reforço, Thiago Borbas já pode jogar pelo Atlético?

Chances de título do Palmeiras disparam em relação ao Flamengo no Brasileirão

50 anos da conquista da Libertadores: relembre campanha do Cruzeiro

São Paulo lança terceiro uniforme; veja fotos

Atlético-MG tem adversário definido na Copa Sul-Americana: confira

De carregador em canteiro de obras a reforço do São Paulo: a trajetória de Newton

Como uma substituição no meio-campo levou o Vasco à classificação na Sul-Americana

Análise: as boas, más e péssimas notícias do Fluminense no empate com o Bahia

Por onde anda Araújo, ex-atacante de Goiás, Cruzeiro e Fluminense?

Corinthians enfrenta rival embalado, mas chega de olho em vaga no G6 do Brasileirão

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (30/07/2026)

Domínguez pode ter retorno de titular no Atlético para duelo da Copa do Brasil
