Erros de arbitragem, um erro de todos no futebol
Problema passa também por jogadores, dirigentes, imprensa e torcedores

Os erros de arbitragem do futebol brasileiro, que parecem acontecer por atacado ou por lance e por sorteio, como se diz por aí, passam por erros de todos os personagens do futebol. O problema não é só de juízes, auxiliares, VAR e comissões. Também inclui por jogadores, cartolas, imprensa e torcedores. Para melhorar, é preciso que esses personagens queiram realmente melhorar. Pelo bem do jogo de bola nas canchas nacionais.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A culpa da torcida
Para começar, falemos dos torcedores. Quando a falha beneficia nosso time ou seleção, nunca admitimos. Pior, ainda nos vangloriamos. Basta lembrar o gol de mão de Túlio Maravilha na final da Copa América de 1995, sobre a Argentina. Você lembra disso? Se não era nascido, já deve ter ouvido falar.
Bom, é raro achar alguém que não ache que contra a Argentina, ou o principal rival do seu time do coração, vale até gol de mão.
Pois é, não deveria valer. Se reclamamos contra nós, a nosso favor também não deveríamos aceitar. Se cobramos os erros contra, devemos admitir quando somos beneficiados. Por que é tão difícil isso acontecer?
A culpa dos jogadores
Por que o erro também passa pelos jogadores? Você certamente perguntará. Pois, quantos jogadores simulam faltas e agressões tentando ludibriar os árbitros? Diria que 99,99%. Quantos jogadores tentam enganar os juízes, bandeirinhas e câmeras negando terem cometido uma falta? Diria que 99,99%.
Quantos jogadores admitem uma falta ou uma agressão? Diria que 0,01%. O que isso tem a ver com os erros de arbitragem, o caro leitor irá perguntar. Pois, tudo.
Se o jogador tenta enganar quem está ali para cuidar do jogo, ele está concorrendo para que erros sejam cometidos. Afinal, 99,99% dos jogadores que estão em campo fazem isso, imagine, então, qual o percentual de vezes que o árbitro pode cometer um erro só nas artimanhas dos nossos estimados craques.
A culpa dos dirigentes e da imprensa
Os dirigentes também têm sua parcela de culpa. Sempre tentando condicionar a arbitragem, seja com entrevistas ou, até, DVDs. Só que sempre reclamam dos lances dos quais são prejudicados – mesmo quando não há erro nenhum. Quando são beneficiados, o silêncio impera.
O mesmo acontece com a imprensa. Jornalista gaúchos reclamam quando times gaúchos são afetados. Os paulistas, quando algum paulista é a vítima da vez. O mesmo para cariocas e assim vai.
Tem solução?
Se o objetivo for realmente acabar com os erros de arbitragem, e não somente condicionar juízes, bandeirinhas e VAR a favor de algum time, todos precisam colocar a mão na consciência e ver onde estão errando. E, se forem beneficiados, começarem a admitir. Além disso, é preciso parar de tentar enganar a arbitragem.
Enfim, todos os envolvidos no futebol precisam jogar com mais ética e menos clubismo, ou bairrismo no caso da imprensa. Talvez aí, sim, tenhamos um começo mudança positiva na arbitragem.

Tudo sobre

Flamengo
Flamengo questiona semiautomático e cobra CBF por arbitragem contra o São Paulo: 'Não pode'
Há 28 minutos
Fluminense
Lesionados do Fluminense: Arana passa por exames, e Savarino se aproxima de retorno
Há 3 horas
Futebol Feminino
Flamengo e Maricá negociam parceria para impulsionar o futebol feminino
Há 4 horas
Vasco
Ainda sem acordo com o Vasco, Deossa viaja com o Bétis para pré-temporada
Há 5 horas
Fluminense
Fluminense x Bahia terá Raphael Claus no comando da arbitragem
Há 5 horas
Cruzeiro
Cruzeiro atualiza situação médica de Sinisterra: 'Lesão importante'
Há 5 horasMais LANCE!

Polêmicas à parte, impedimento semiautomático cumpre objetivo em estreia no Brasileirão

Corinthians tem desfalque por suspensão contra o Athletico-PR

Craque Neto é sincero sobre Pedro e Neymar: 'Não tem comparação'

Diretor do Vasco viaja à Argentina para tentar fechar contratação de Sosa

Conmebol anuncia patch especial para campeões da Libertadores

Mauro Cezar questiona impedimento semiautomático em Flamengo x São Paulo

São Paulo observa negociação de cria de Cotia e pode lucrar com transferência

Atacante do Corinthians sofre lesão no joelho e vai passar por cirurgia

PC Vasconcellos avalia publicação de Vitor Roque após derrota do Palmeiras: 'Não está'

Cruzeiro anuncia português como novo técnico do Sub-20

Após derrota do Palmeiras, Vitor Roque posta vídeo 'respondendo' Lyanco

Dorival Júnior abre o jogo sobre papel do Morumbis nos resultados do São Paulo

Corinthians é denunciado pelo STJD e pode ser punido



