João Doria (PSDB)

João Doria é candidato ao governo do estado de São Paulo pelo PSDB (Foto: Divulgação)

Ana Canhedo e Vitor Chicarolli
27/09/2018
07:00
São Paulo (SP)

A partir desta quinta-feira, o LANCE! publica uma série de entrevistas com os 12 candidatos ao Governo do Estado de São Paulo com questões relacionadas ao esporte. Ex-prefeito da cidade, João Doria está de volta às urnas, em candidatura lançada pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Ele assegura que o esporte terá papel fundamental e será um dos pilares de seu governo, caso seja eleito.

Além disso, pretende elevar a prática esportiva nas escolas, visando uma geração mais saudável, com um número menor de doenças ligadas ao sedentarismo. Ao comentar sobre a violência entre torcidas no estado de São Paulo, Doria afirmou que a segurança será prioridade e contará com auxílio da Polícia Civil e do Ministério Público para mapear os possíveis locais de atritos.

O ex-prefeito atendeu a reportagem do L!, para tratar do papel que o esporte terá em uma possível gestão.

Por que se candidatar?
Como governador do Estado de São Paulo pretendo fazer mais por mais gente, ampliar os projetos de sucesso que conseguimos implantar na Prefeitura de São Paulo em todas as outras 644 cidades do estado. Entre esses projetos, o esporte tem papel fundamental e auxilia inclusive na saúde das pessoas, afinal o sedentarismo é fator de risco para o desenvolvimento da maioria das doenças adquiridas e para todas as doenças crônicas, além de gerar custo muito alto para o poder público. Por isso o apoio ao esporte será um dos pilares do nosso governo.

O que pretende fazer para incentivar a prática esportiva em São Paulo?
Vamos elevar a prática esportiva, principalmente nas escolas, onde ajudaremos a implantar nas crianças o amor pela prática esportiva, que auxiliará na formação destes jovens, importante frisar que o Esporte reduz a evasão escolar, fortalece a consciência em formação e incentiva o estudo. Incentivando o esporte entre as crianças garantiremos uma geração mais saudável, com menor incidência de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo continuará tendo grande presença em eventos esportivos?
No que diz respeito ao aparato policial nos eventos esportivos do Estado, precisamos estar alinhados com a área técnica da Segurança Pública do Estado de São Paulo e atenderemos as demandas deles em prol do melhor para a segurança da população. Isso só pode ser feito com um estudo minucioso dos órgãos competentes, que terão autonomia para tanto no nosso governo.

Os clássicos disputados em São Paulo acontecem com torcida única desde abril de 2016. Esse procedimento continuará?
Essa questão foi resultado de uma demanda do Ministério Público visando frear a violência nos estádios de São Paulo. Vamos ouvir o MP, além de ouvir a Polícia Militar, que é responsável pela segurança nos estádios. São eles que possuem a competência técnica de passar um diagnóstico da situação e consequentemente definir o melhor cenário.

Vale ressaltar que há casos de brigas longe da região da partida. Como aumentar a segurança e evitar esses episódios?
No nosso governo, a segurança é prioridade. Vamos trabalhar junto a inteligência da Polícia Civil e do MP em prol de mapear os possíveis locais sensíveis a estes episódios de violência e coibiremos com firmeza. Precisamos combater a violência ligada ao esporte para poder assim trazer cada vez mais famílias para o convívio do futebol.

A mobilidade aos estádios irá melhorar? Torcedores enfrentam dificuldades para ir ao Morumbi, como também acontece em Itaquera, em jogos às 21h45.
A Arena Corinthians fica próxima de estações do metrô de da CPTM, em dias de jogos durante a noite já existe uma extensão no horário do funcionamento das linhas. Mas vamos nos esforçar para melhorar o acesso e a melhor maneira de facilitar a chegada e saída dos torcedores com segurança, se preciso com extensão do horário de funcionamento. Com relação ao Morumbi, em breve será inaugurada a estação São Paulo - Morumbi, da linha 4 amarela, que auxiliará na locomoção dos torcedores ao estádio.

São Paulo terá duas sedes na Copa América de 2019. Como será a preparação para o evento?
Vamos estudar a melhor forma de atrair o máximo de torcedores e turistas para o estado. Um grande evento como este é uma oportunidade para atrair o turismo e, consequentemente, trazer empregos e oportunidades de negócios para o estado. Precisamos aproveitar essa chance e fazer com que os turistas que visitarem o estado, voltem mais vezes após o evento.

Buscará a prefeitura para ações conjuntas na área esportiva, independentemente de questões partidárias? Como agirá nesse sentido?
As prefeituras serão parceiras do estado na área esportiva, pretendemos fazer alianças com as prefeituras e atrair a iniciativa privada para auxiliar na criação de mais locais de prática esportiva e atrair investimentos em atletas de alto rendimento e na revelação de novos talentos para todas as áreas esportivas.

Pretende introduzir ou aperfeiçoar algum tipo de programa de bolsa para o desenvolvimento de atletas?
Vamos incentivar a iniciação esportiva na vida da população, como fator de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida. Além disso, vamos atrair a iniciativa privada para o esporte no estado, para investir em praças esportivas, na formação de atletas e no investimento relacionado ao esporte de alto rendimento.

São Paulo conta com um moderno Centro Paralímpico Brasileiro. Haverá um incentivo ainda maior no esporte paralímpico?
A prática do esporte paraolímpico será incentivada no nosso governo, é importante para a inclusão social e até mesmo para a evolução do tratamento, alto estima e da saúde das pessoas que possuem qualquer deficiência.

Bate-bola com João Doria: 

Pratica ou praticou algum esporte?
Pratico e pratiquei muito esporte. Na minha infância e na minha juventude joguei vôlei, basquete, polo aquático e futebol, que é o esporte que pratiquei a vida inteira e continuo praticando.

Ídolo no esporte:
Pelé.

Lembrança que tenha ligação com esporte:
Os jogos do glorioso Santos Futebol Clube. Na Vila, na capital ou em qualquer lugar o Santos joga e faz o espetáculo.

Time do coração:
Peixe. Santos Futebol Clube.