Ednaldo sobre pedido de Ronaldo para Fifa observar eleição: 'Já é assim'
Presidente da CBF comenta carta enviada pelo empresário e pentacampeão

Atual presidente da CBF e candidato natural à reeleição, Ednaldo Rodrigues comentou nesta quinta-feira (6) a carta enviada por Ronaldo Fenômeno à Fifa, à própria CBF e a cartolas do país inteiro contestando o processo eleitoral da entidade. A eleição ainda não tem data marcada, mas poderá ser oficialmente deflagrada ainda este mês. O pentacampeão é pré-candidato à presidência.
➡️Dorival: 'A Seleção vem melhorando e todos estão percebendo'
Na carta enviada por Ronaldo há cerca de duas semanas, o empresário e ex-jogador manifestava preocupação com o que chamou de "falta de transparência e segurança jurídica no processo eleitoral", o que em sua avaliação "pode comprometer a imparcialidade e a legitimidade das eleições". No ofício, ele pediu que a Fifa e Conmebol supervisionam presencialmente o pleito.
— A Fifa e a Conmebol já acompanham todas as eleições, no mundo inteiro, de todas as federações. Ela acompanha a partir do momento que abre o processo sucessório, a convocação através de edital. O candidato que se habilita tem que ter um atestado de conformidade da própria Conmebol e da Fifa — disse Ednaldo Rodrigues nesta quinta, após acompanhar a convocação da Seleção Brasileira.
— A partir dali, ela (Fifa) está já acompanhando todas as 211 associações membros. Portanto, para nós, isso é tranquilo, porque a CBF sempre fez as suas eleições dentro dessa normalidade, dentro da transparência que os estatutos exigem. Não só da CBF, como da Fifa e da Conmebol, a gente cumpre religiosamente — acrescentou Rodrigues.
Ednaldo lembra que Ronaldo ainda precisa se habilitar à disputa
O presidente da CBF desconversou quando perguntado se espera um pleito difícil. E lembrou nas entrelinhas que, antes de qualquer coisa, Ronaldo Fenômeno — ou qualquer outro candidato — precisa conseguir quatro assinaturas de presidentes de federações, e outras quatro de presidentes de clubes, para inscrever uma chapa.
— A eleição tem que ser disputada, desde que as pessoas se habilitem para disputá-las. Eu acredito que é um trabalho que cada um vai mostrar as suas propostas. E isso, quem julga não sou eu e nem outro candidato. Quem julga é quem vota. Aí temos 27 federações, 20 clubes da Série A e 20 da B — comentou Ednaldo Rodrigues.
Como já fez em outras oportunidades, o atual presidente da CBF também fez questão de não demonstrar qualquer animosidade com Ronaldo Fenômeno.
— O Ronaldo sempre a gente tem o maior respeito pelo atleta que ele foi, e pela pessoa que ele é. Ele sempre tem o respeito nosso. E sempre agradecendo por ter contribuído para uma Copa do Mundo de sucesso que foi o pentacampeonato mundial — disse Ednaldo. — Ele sempre vai ser uma pessoa que eu vou admirar.


São Paulo
Rogério Caboclo oficializa candidatura à presidência do São Paulo
Há 2 minutos
Futebol Nacional
Enquete Lance!: quem são os favoritos a avançar às semifinais da Copa do Brasil?
Há 19 minutos
Botafogo
Cienciano x Botafogo terá arbitragem equatoriana; veja
Há 22 minutos
Futebol Nacional
Sorteio da Copa do Brasil: onde assistir, horário e possíveis confrontos
Há 42 minutos
Atlético Mineiro
Atenções divididas: Veja a programação semanal do Atlético
Há 46 minutos
Cruzeiro
Assista às apresentações de Wesley e João Costa no Cruzeiro
Há 1 horaMais LANCE!

Atlético confirma venda de atacante da base para o futebol árabe

Eric Faria dispara sobre janela frustrada do Flamengo

Olheiro Lance!: cinco 'planos B' para reforçar o ataque do Flamengo

ANÁLISE: Cruzeiro não é brilhante, mas consegue vitória importante antes de decisão

Arboleda retoma espaço no São Paulo, mas números chamam atenção

Santos despenca sem Neymar e aumenta risco de queda no Brasileirão

Botafogo vira a chave para início do mata-mata da Sul-Americana

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – segunda-feira (10/08/2026)

Corinthians aguarda aval de parceiros para concluir renovação com Memphis

Villalba fala de clima no Cruzeiro antes de decisão contra o Flamengo

Corinthians sobe na tabela e se aproxima do G4 do Brasileirão

Sosa chega ao Rio para assinar com o Vasco: 'Já estou preparado para jogar'

Dê suas notas: quem foi o melhor em campo em Flamengo x Vitória?

