menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Ednaldo Rodrigues revela posição da CBF sobre utilização de gramado sintético

Discussão tem ganhado força com campanha de jogadores do futebol brasileiro

53025497125_a3b3c48a60_k-aspect-ratio-512-320
imagem cameraEdnaldo Rodrigues, presidente da CBF (Foto: Rodrigo Ferreira/CBF)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/03/2025
15:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nas últimas semanas, a dicussão sobre a utilização dos gramados sintéticos ganhou força nas redes sociais com uma campanha feita por jogadores de destaque no futebol brasileiro. Nomes como Neymar, Gabigol, Lucas e Thiago Silva se posicionaram contra o uso, argumentando que a dinâmica de jogo é afetada. Agora, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou sobre o tema.

continua após a publicidade

➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

▶️ Gramado sintético: o que dizem estudos sobre lesões

A entidade tem debatido o assunto com os clubes envolvidos, e segundo dirigente, qualquer situação será tomada exclusivamente com as equipes.

– A CBF anda em debate permanente com os clubes. Hoje os clubes têm voz e independência no seu livre pensar. A Comissão Nacional de Clubes tem uma sala especial dentro da instituição, onde eles debatem todos os pontos que eles possam julgar interessantes. A CBF não tem participação ali. Nós fazemos questão de não ter essa participação. A não ser que sejamos chamados para dar alguma contribuição técnica ou jurídica. Exatamente para eles terem essa independência de decidirem o que é melhor para a maioria. A CBF sempre vai respeitar, também obedecendo todo um processo de leis ou de regimentos que possam amparar

continua após a publicidade

Ednaldo revelou que promete entregar um estudo sobre a quantidade de lesões em gramados sintéticos e naturais para auxiliar no debate, mas sem ter “voz ativa”.

– Esse debate acredito que vai ser feito, o presidente da comissão médica da CBF, Jorge Pagura, está concluindo um estudo, ouvindo vários médicos e reunindo informação científica, daquilo que pode ser ruim para os atletas ou que possa trazer qualquer consequência. Acreditamos que na reunião do Conselho Técnico esse estudo já esteja feito. E o próprio doutor Jorge Pagura vai apresentar lá para os clubes, antes, porém, tratando com cada médico de cada clube da Série A e da Série B.

continua após a publicidade

No Brasileirão, três estádios tem grama completamente sintética. São eles: Allianz Parque (Palmeiras)Arena da Baixada (Athletico-PR) e Nilton Santos (Botafogo).

Além destes três estádios, a Neo Química Arena, casa do Corinthians, e o Maracanã, principal palco do futebol do Rio de Janeiro, contam com gramados híbridos. Neste tipo de gramado, há uma mistura entre grama sintética e natural. No estádio do Timão, por exemplo, a proporção de grama sintética em meio ao campo natural chega a 4% no máximo.

Gramado sintético de fato agrava lesões? Lance! consulta especialista

Será que o gramado sintético é um vilão quando o assunto é ocasionar ou aprofundar lesões em jogadores? Para descobrir o Lance! consultou especialistas e a resposta científica é: não.

O entendimento geral é de que não há diferença na incidência de lesões entre os dois tipos de piso. No entanto, uma boa manutenção do gramado sintético é necessária para garantir a segurança dos jogadores. Além disso, a ambientação dos jogadores ao piso sintético também é um aspecto importante na prevenção de lesões.

- O gramado sintético é um piso mais duro e, além disso, ele escorrega menos. A grama normal, verdinha, viva, molhada, facilita que o jogador escorregue, ou seja, a chuteira não trava. Com isso, o entendimento, fala para a gente que é um piso mais duro, escorrega menos, onde a chuteira pode cravar no chão e proporcionar lesões. Mas tudo isso tem a ver com a ambientação do atleta com o piso. O atleta ambientado se protege melhor, tem mais noção do corpo no espaço, de equilíbrio, pode haver alguma diferença. Mas não existe um trabalho científico que comprove essa questão - destacou Tiago Lazzaretti Fernandes, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP (Universidade de São Paulo) e ex- médico da Portuguesa entre 2008 e 2009.

➡️ Neymar, Gabigol e mais jogadores iniciam campanha contra gramado sintético

Botafogo x Flamengo - Nilton Santos
Nilton Santos, estádio do Botafogo, utiliza grama sintética desde 2023 (Foto: Divulgação)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias