Braithwaite no Grêmio: relembre cinco jogadores europeus que deram certo no Brasil
Centroavante dinamarquês busca se juntar à lista de atletas que brilharam em solo brasileiro ao deixar o Velho Continente
Entrando para a seleta lista de jogadores europeus que atuaram no Brasil, o atacante Martin Braithwaite foi anunciado como novo reforço do Grêmio na noite de segunda-feira. Nascido em Esbjerg, na Dinamarca, o centroavante de 33 anos chega para tentar resolver os problemas do Tricolor, que luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
➡️ Braithwaite no Grêmio: confira as 13 contratações mais aleatórias do futebol brasileiro
O histórico, porém, não joga a favor do atleta. Ao longo dos anos, poucos são os futebolistas nascidos no Velho Continente que conseguiram deixar um legado em solo brasileiro. Por isso, o Lance! lista para você cinco nomes nos quais Braithwaite pode se inspirar em sua passagem em Porto Alegre.
1️⃣ Dejan Petkovic
O meio-campista sérvio, com passagem pelo Real Madrid, rodou por diversos clubes no Brasil. Em seus 23 anos como profissional, Pet passou quase metade vestindo diferentes camisas: Vitória, Vasco, Fluminense, Goiás, Santos e Atlético-MG. Porém, sua grande marca foi deixada na Gávea.
Em duas passagens pelo Flamengo (2000-2002 e 2009-2011), encantou a Nação com sua qualidade de passes e dribles curtos, e mudou a história do clube em bolas paradas. Em 2001, aos 43' do segundo tempo, acertou linda cobrança de falta no ângulo de Hélton para dar o quatro tricampeonato estadual, superando o Vasco; oito anos depois, acertou gols olímpicos em confrontos diretos contra Palmeiras e Atlético-MG, e conduziu o Rubro-Negro ao título do Campeonato Brasileiro, findando um jejum de 17 anos.
2️⃣ Clarence Seedorf
Apesar de o holandês se recusar a falar sobre sua passagem no Botafogo, é inegável o impacto e o futebol que foram desfilados em solo brasileiro. Entre julho de 2012 e dezembro de 2013, Seedorf mostrou uma classe invejável e deu ao torcedor motivos pra sorrir.
Ao todo, foram 81 jogos com a camisa alvinegra, marcando 24 gols e dando 13 assistências. Além de protagonizar o título do Carioca de 2013, levou a equipe a conquistar uma vaga na Libertadores, o que não acontecia há quase duas décadas. Porém, sua saída foi repentina e conturbada: no dia 14 de janeiro de 2014, convocou coletiva para dizer que pendurava as chuteiras naquele momento, e se tornou treinador do Milan, além de processos na Justiça anos depois, exigindo quantias de direito de imagem e uso de seu nome.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
3️⃣ Pablo Marí
Sonho de uma noite de verão. A passagem do zagueiro espanhol Pablo Marí pelo Flamengo foi curta, mas estonteante. Entre julho e dezembro de 2019, o valenciano tomou conta do setor e fez parte de uma das defesas mais marcantes do século no país, ao lado de Rafinha, Rodrigo Caio e Filipe Luís.
Marí, que pertencia ao Grupo City, passou por clubes como Girona, Mallorca e La Coruña, e chamou a atenção do técnico Jorge Jesus por sua qualidade. De imediato, ganhou posição na zaga e alcançou marcas positivas: foi o primeiro espanhol a fazer gol e a conquistar a Libertadores. Até hoje, sua imponência não foi suprida, e torcedores sentem falta do "Xerife".
4️⃣ Juanfran
O lateral espanhol não atingiu o mesmo nível que demonstrou no Atlético de Madrid durante oito anos. Mas ainda assim, foi nome importante no São Paulo entre 2019 e 2021. Fez 56 jogos e concedeu três assistências; mesmo sem conquistar títulos, agradou os torcedores, e bateu na trave no Brasileirão de 2020, ao ser titular e ver o time liderar a competição por várias rodadas, mas perder forças no final.
5️⃣ Henry Welfare
Para fechar a lista, o Lance! volta no tempo. O inglês Welfare chegou ao Rio de Janeiro em agosto de 1913 para ser professor, mas logo fez testes no Fluminense, e marcou história no clube. Até 1924, dominou o futebol carioca: conhecido como "Tanque Inglês", fez parte de quatro títulos estaduais, e 161 gols.
Tudo sobre