Áudio do VAR revela erro decisivo de arbitragem em São Paulo x Grêmio
O árbitro foi chamado para revisão no VAR, mas manteve a decisão de campo

Neste domingo (18), a CBF divulgou o áudio do VAR no pênalti marcado a favor do São Paulo, na segunda etapa, contra o Grêmio, na partida válida pela 9ª rodada do Brasileirão, no Morumbis. Com a conversão, o time paulista fez 2 a 1 e saiu com três pontos a mais na tabela de classificação. O lance gerou muita reclamação por parte dos jogadores, da comissão técnica e até do presidente do clube gaúcho.
Em campo, o juiz Rodrigo Lima apontou para a marca da cal depois de Luciano ter sido derrubado na grande área. Após análise do lance, Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, o árbitro de vídeo, chamou Rodrigo para revisão no monitor. O VAR não questionou a marcação da penalidade, mas alertou sobre uma possível falta do zagueiro Arboleda, do time da casa, no também zagueiro Jemerson, do tricolor gaúcho, na origem da jogada.
"Rodrigo, olha só, o pênalti está confirmado. Porém, quando o jogador bate o escanteio, tem um braço no rosto do Jemerson que você não vê no campo. Preciso que você veja e avalie se esta jogada está dentro do APP ['Attacking Phase Possession', Posse em Fase de Ataque, em português], ok? Porque o braço e a ação faltosa é muito clara no rosto" - áudio do VAR, divulgado pela CBF.
Veja a conversa dos árbitros:
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Decisão mantida após chamado de VAR revoltou comissão técnica do Grêmio
Na coletiva de imprensa realizada ao fim da partida, o auxiliar técnico Sidnei Lobo - que substituiu o treinador Mano Menezes, liberado após morte de familiares em acidente - fez críticas à arbitragem e disse que houve erro na marcação:
- Para mim, foi um erro grosseiro não ter dado aquela falta no Jemerson, dar continuidade [no lance] e acabar marcando o pênalti. Conheço bem o Luciano, ficou o debate se teve o toque ou não teve... Mas o Luciano é um especialista nisso, em provocar contato, cavar uma faltinha ali, ele estava dentro da área, e o juiz acabou caindo na dele - comentou Lobo.
Além dele, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, disse que considerou ir "direto para a CBF" para poder questionar a instituição:
- Hoje, estou voltando de uma suspensão justamente por falar de arbitragem. Não fico feliz de estar de novo aqui, porque eu preciso falar, preciso falar com a minha torcida que está demais. A gente reclama, conversa, vai, marca as reuniões e os erros continuam. São muitos erros além do normal. Eu estou considerando se já vou daqui direto para a CBF, se me atenderem, porque o Grêmio tem sido muito prejudicado, e eu preciso defender o Grêmio - desabafou o dirigente.
Tudo sobre

Botafogo
Assembleia destitui John Textor do conselho da SAF do Botafogo
Há 2 horas
São Paulo
São Paulo faz proposta por Mikael, do CRB
Há 2 horas
São Paulo
Reforço e preparação: como o São Paulo chega para o retorno do Brasileirão
Há 3 horas
Palmeiras
Com dois de Paulinho, Palmeiras goleia o Mauaense em primeiro jogo-treino
Há 4 horas
Futebol Nacional
AO VIVO: Assista a Caldense x Patrocinense, pelo Módulo II do Mineiro, no Lance!TV
Há 5 horas
São Paulo
São Paulo adia pela segunda vez reunião com oposição e lideranças
Há 5 horasMais LANCE!

Comissão de Ética do São Paulo rejeita expulsão de Dedé e propõe suspensão

Fluminense abre venda de ingressos para amistosos no Maracanã

Marcos Lamacchia sobre negociação para comprar SAF do Vasco: 'Considero concluída'

Band fecha acordo e vai transmitir jogos do Flamengo; saiba mais

Ex-auxiliar do Vasco, João Correia promete retorno ao clube como técnico

Abel Ferreira, Giay e Marlon Freitas retornam ao Palmeiras; saiba como foi a atividade

Brasil busca primeira vitória sobre a Noruega; histórico recente alimenta esperança

Botafogo segue intertemporada após definições e trabalha visando mercado

Membros de organizada são presos por atentado à filha de presidente do Ceará

Clube da Série A avança nas negociações por Gabriel Pec

Cruzeiro x Defensor-URU: horário, preço de ingressos e local do amistoso são alterados

São Paulo anuncia contratação do atacante Victor Sá

Romelu Lukaku, o artilheiro belga com alma brasileira e recordes milionários






