Do SUS à Itália: ex-São Paulo e Cruzeiro encontra paz na quinta divisão após superar grave lesão
Matheus Vieira é titular absoluto do Ellera Calcio

Nascido em Santos (SP), o zagueiro Matheus Vieira trilhou um caminho árduo até chegar ao Ellera Calcio, da quinta divisão italiana. Sua trajetória no futebol começou nos times da Baixada Santista (Jabaquara e Portuguesa Santista), até a chegada ao São Paulo em 2017.
➡️Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
Em 2020, disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e chegou a treinar pelo tricolor com o técnico Fernando Diniz, até se transferir ao Cruzeiro em 2021, onde atuou pelo sub-20 e treinou com Vanderlei Luxemburgo.
Após a passagem por Minas Gerais, rodou um pouco mais em busca de afirmação, até a oportunidade de disputar o Campeonato Paulista A2 2023, pelo São Caetano. No entanto, ainda na pré-temporada, em 2022, uma grave lesão no joelho o afastou dos gramados. Sem contrato assinado, o jogador teve que arcar sozinho com os custos, tanto financeiros quanto psicológicos, do tratamento e passou por uma cirurgia pelo SUS.

- Bom, esse período foi muito difícil para mim depois da cirurgia, porque eu não tive auxílio. Então, fui buscando alguns fisioterapeutas com os quais trabalhei no São Paulo e no Cruzeiro. Eles, sim, me auxiliaram a fazer exercícios de academia e de equilíbrio. Foi onde fui me reestruturando para voltar 100%, o mais rápido possível. Enfrentei muitas dificuldades e promessas não cumpridas. O clube (São Caetano) não cumpriu o que havia prometido, no que diz respeito ao auxílio após a cirurgia, ao tratamento e à recuperação, e não recebi todo esse apoio. Foi muito difícil para mim, mas hoje busco os meus direitos e tenho certeza de que, no futuro, isso será recompensado - disse o jogador com exclusividade ao Lance!.
No segundo semestre de 2023, Matheus se mudou para a Itália com a família de sua esposa e seu filho. Graças ao "permesso", pôde acompanhar o filho no país europeu. Após resolver as questões burocráticas, ingressou no Sangiustese VP, da quinta divisão italiana, onde era o único estrangeiro. Para ir aos treinos, viajava de trem de Fano a Morrovalle, um trajeto de 2h30 de ida e 2h30 de volta.
- Era uma grande viagem fazer esse bate e volta todos os dias, mas era a oportunidade que eu estava tendo e eu tinha que abraçar da melhor forma possível. Foi aonde tive a oportunidade de jogar pelo clube. Sou muito grato por poder voltar a jogar ali, depois de um tempo parado, também após a lesão. Foi muito especial para mim, independente dessa trajetória em que fiquei por uns quatro meses fazendo esse caminho. Mas para mim, era um momento especial de poder estar voltando a jogar - relata.

- E nesse tempo todo, eu ficava vendo alguns vídeos, assistindo a jogos, analisando os melhores momentos e sempre pensando em algo que eu poderia estar fazendo dentro de campo. Além disso, poder voltar para casa, onde estava a minha família, e no dia seguinte fazer o trajeto novamente. Mas, para mim, era muito especial poder retornar a jogar e sempre buscar algo melhor - completa Matheus.
Atualmente, Matheus defende o Ellera Calcio, onde é titular absoluto, também na quinta divisão italiana. Desde que retornou aos gramados após a cirurgia, o zagueiro já disputou quase cinquenta partidas profissionalmente. Após a luta para voltar aos gramados, o jogador afirma que conseguiu encontrar 'paz' na carreira.
- Sim, com certeza. Foi a minha paz, realmente, porque estou do lado da minha família, jogando no futebol europeu. Para mim, foi um sonho estar conseguindo me reestruturar aqui e dando sequência. Já é o meu segundo ano jogando, estou jogando bem, titular 100%, sem lesão. Para mim, foi um sonho realizado e poder ter dado a volta por cima foi, com certeza, muito especial - completa.
Tudo sobre

Futebol Internacional
Igor Thiago embala no Brentford, lidera participações em gols e amplia sequência positiva
Há 1 hora
Futebol Internacional
Ex-Bahia, Everton Moraes celebra primeiro título no Cazaquistão e mira nova conquista
Há 2 horas
Futebol Internacional
Cléber Machado coloca Messi à frente de Kane no Bola de Ouro 2026; veja votos brasileiros
Há 3 horas
Futebol Internacional
Com Vini Jr apagado, Valverde decide e Real Madrid vence AEK Atenas na Champions
Há 3 horasBarcelona
A Copa é Delas chega ao sexto episódio com destaque para Vicky López e Isa Haas
Há 4 horas
Futebol Internacional
Ex-Fluminense celebra marca de 500 jogos na carreira: 'Amor pelo futebol'
Há 5 horasMais LANCE!

Filipe Luís prioriza corrigir comportamento do Monaco após tropeços

Goleiro do Andorra FC se pronuncia após morte de atacante do Tenerife

Raphinha acerta renovação de contrato com o Barcelona

Raphinha admite impacto no Barcelona após morte de companheiro

Abel Ferreira completa seis anos no Palmeiras e lidera ranking mundial de vitórias

Convocado por Ancelotti, Alisson Santana é exaltado na imprensa portuguesa

Da Série D à Champions League: Como vive ascensão meteórica após investimento milionário

Rafael Nadal fará parte do conselho de administração do Real Madrid

PSG iguala recorde do Lyon de Juninho, mas Luis Enrique prega cautela

Volta de Ronaldinho Gaúcho causa alvoroço na Itália; entenda

MP do Chile: Valdivia pode pegar 22 anos de prisão por crimes sexuais

Real Madrid dá chapéu em Barcelona e se aproxima de joia de 16 anos

Rodri tem lesão confirmada e desfalca Barcelona em 'decisão'
