Dedução de pontos e desistência de seleção; veja como estão as Eliminatórias da África
Diversas seleções podem garantir vaga a Copa do Mundo já na nona rodada

- Matéria
- Mais Notícias
As Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo de 2026 chegam para a realização das últimas duas rodadas nesta Data Fifa. Com apenas Marrocos e Tunísia confirmadas no Mundial, outras seleções buscam as últimas vagas, tanto direta, quanto na repescagem.
Relacionadas
Entenda o regulamento e a classificação
Na primeira fase, as 54 seleções participantes são divididas em nove grupos de seis times cada. As equipes jogam entre si em turno e returno, com os líderes de cada grupo garantindo vaga direta para a Copa do Mundo de 2026. Já a segunda fase inclui os quatro melhores segundos colocados dos grupos, que disputam semifinais e finais em jogos únicos para definir qual equipe terá a oportunidade de participar do torneio de play-off intercontinental.
Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Grupo G
Grupo H
Grupo I
Situação dos quase classificados
De nove grupos, seis já podem definir mais classificados ao Mundial nesta nona rodada. Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Senegal, podem decidir as posições, mas precisam de outros resultados, além dos deles, para classificar a Copa do Mundo de 2026. A nona rodada será realizada entre os dias 8 a 10 de outubro. Já na décima e última, todas as partidas serão no dia 12 de outubro. Veja abaixo a situação de cada um:
Argélia vai se classificar na nona rodada se:
- Vencer a Somália.
- Empatar com a Somália, e Uganda e Moçambique não vencerem seus jogos.
- Ambos Uganda e Moçambique perderem.
Cabo Verde vai se classificar na nona rodada se:
- Vencer a Líbia.
- Se empatar com a Líbia e Camarões não vencer Maurício
Costa do Marfim vai se classificar na nona rodada se:
- Vencer Seicheles e Gabão perder para Gâmbia.
Egito vai se classificar na nona rodada se:
- Vencer o Djibuti.
- Burkina Faso não vencer Serra Leoa.

Polêmicas das Eliminatórias
Dedução de pontos
O Comitê Disciplinar da Fifa puniu a seleção da África do Sul pela escalação irregular de Teboho Mokoena na partida contra Lesoto nas eliminatórias da Copa do Mundo. Os 'Bafana Bafana' violaram o Artigo 19 do Código Disciplinar da Fifa e perderam 3 pontos na disputa por vaga na Copa.
Teboho Mokoena começou a partida contra Lesoto como titular, mas já havia recebido cartões amarelos em duas ocasiões anteriores com a camisa da África do Sul nas Eliminatórias para Copa do Mundo.
O camisa 4 tomou cartão contra Benin, na primeira rodada, em 18 de novembro de 2023, e contra o Zimbábue, na quarta rodada, em 11 de junho do ano passado. Segundo as regras das Eliminatórias da Caf para a Copa do Mundo, um jogador é suspenso ao acumular dois cartões amarelos.
A seleção sul-africana superou o time de Lesoto por 2 a 0 em março pelas Eliminatórias para Copa do Mundo. Em campo, Ratomo e Jaylen Adams foram às redes já na segunda etapa. Entretanto, com a punição, o trinfo se transforma em uma derrota por 3 a 0. Além da perda de pontos, a Associação Sul-Africana de Futebol (SAFA), também terá que pagar uma multa de 10 mil francos suíços.

Desistência de seleção
A seleção da Eritreia se retirou das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2026, e o motivo seria impedir que os jogadores tentem buscar asilo político em outros países durante viagens internacionais. A Fifa e a Confederação Africana de Futebol (CAF) confirmaram a desistência da federação local (ENFF) mas não informaram o motivo. A Eritreia, descrita como um dos países mais fechados do mundo, estava no Grupo E, que inclui Marrocos, Zâmbia, Congo, Tanzânia e Niger. Segundo o jornal inglês The Guardian, o ministério do Esporte do país recusou os apelos da federação local, pois o governo, chefiado por Isaias Afwerki desde 1993, não deseja que os jogadores deixem o país.
📲De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.
- Matéria
- Mais Notícias