Real Brasília esclarece cenário financeiro e motivações para desistir do Brasileirão Feminino
Clube afirma que contratos se encerraram em novembro, cita fim do patrocínio master e diz que decisão foi tomada por responsabilidade financeira

- Matéria
- Mais Notícias
A decisão do Real Brasília de não disputar o Brasileirão Feminino Série A1 de 2026 está diretamente ligada ao encerramento do patrocínio master com o Banco de Brasília (BRB), principal fonte de financiamento do projeto nos últimos anos. O clube comunicou oficialmente a desistência após o término do contrato com a instituição financeira, que teve vigência encerrada em dezembro de 2025.
Relacionadas
O Real Brasília respondeu aos questionamentos do Lance! e esclareceu pontos centrais sobre o momento vivido pelo clube no futebol feminino, especialmente após o anúncio que impactou a modalidade no Distrito Federal.
➡️ Tudo sobre Futebol Feminino agora no WhatsApp. Siga nosso novo canal Lance! Futebol Feminino
Fim do patrocínio
Em relação ao patrocínio com o BRB, o clube informou que a parceria chegou ao fim com o encerramento do contrato ao final de 2025 e que, até o momento, não houve renovação do patrocínio master para a temporada 2026.
Confira posicionamento do banco na matéria: 'BRB se manifesta após Real Brasília deixar o Brasileirão Feminino por falta de patrocínio'.
Pendências com atletas
Sobre eventuais valores pendentes com atletas, o Real Brasília afirmou que sempre buscou conduzir suas relações contratuais com responsabilidade. Segundo a nota, possíveis pendências estão sendo tratadas dentro dos canais administrativos e jurídicos adequados, em conformidade com os contratos firmados e com a legislação vigente.
➡️ BRB se manifesta após Real Brasília deixar o Brasileirão Feminino por falta de patrocínio
Decisão é definitiva?
Questionado sobre o caráter irrevogável da decisão anunciada, o clube explicou que a medida reflete o cenário financeiro e orçamentário atual. A diretoria destacou que a decisão foi tomada de forma responsável, com o objetivo de evitar assumir compromissos que não tenha plena condição de honrar. Ainda de acordo com o Real Brasília, qualquer eventual mudança dependeria de fatos novos e objetivos, o que, neste momento, não está colocado.
Não há atletas com contratos vigentes
Já em relação aos contratos vigentes das atletas, o clube esclareceu que todos os vínculos foram encerrados em novembro, não havendo atualmente contrato ativo com nenhuma jogadora.
Vaga no Brasileirão
Com a vaga aberta, caberá à CBF definir os critérios para a reposição no Brasileirão Feminino de 2026. Se considerado o critério esportivo, a vaga será do Vitória, quinto melhor colocado da Série A2 em 2025.

Confira nota na íntegra:
Sobre o patrocínio com o BRB
A parceria com o BRB chegou ao seu término contratual ao final de 2025 e, até o momento, não houve a renovação do patrocínio master para a temporada 2026.
Sobre eventuais valores pendentes com atletas
O Real Brasília sempre buscou conduzir suas relações contratuais com responsabilidade. Eventuais pendências estão sendo tratadas dentro dos canais administrativos e jurídicos adequados, respeitando os contratos firmados e a legislação vigente.
Sobre o caráter irrevogável da decisão
A decisão anunciada reflete o cenário concreto atual, especialmente do ponto de vista financeiro e orçamentário, e foi tomada de forma responsável para evitar compromissos que o clube não tenha plena condição de honrar. Qualquer eventual mudança de cenário dependeria de fatos novos objetivos, o que hoje não está posto.
Sobre os contratos vigentes das atletas
Todos os contratos foram encerrados em novembro. Com isso não temos vinculo com nenhuma atleta.
Reforçamos que o Real Brasília tem profundo respeito pela modalidade, pelas atletas, profissionais e pela história construída ao longo desses anos, e que todas as decisões estão sendo tomadas com seriedade, transparência institucional e responsabilidade jurídica.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















