BRB se manifesta após Real Brasília deixar o Brasileirão Feminino por falta de patrocínio
Em posicionamento enviado ao Lance!, banco fala que observa princípios de economicidade, transparência e governança em seus contratos

A desistência do Real Brasília do Brasileirão Feminino Série A1 de 2026 tem como principal pano de fundo o encerramento do patrocínio com o Banco de Brasília (BRB), ponto central da apuração do Lance! sobre o caso.
Em resposta à reportagem, o banco confirmou que o contrato com o clube teve sua vigência encerrada em dezembro de 2025 e esclareceu os critérios que nortearam a decisão.
Vale destacar que o Real Brasília sofreu um transfer ban em 29 de janeiro de 2025. A punição, aplicada pela FIFA, impede o registro de novas atletas enquanto pendências financeiras não forem regularizadas.
➡️ Tudo sobre Futebol Feminino agora no WhatsApp. Siga nosso novo canal Lance! Futebol Feminino
O que alega o BRB
Em nota enviada ao Lance!, o BRB informou que todas as decisões relacionadas a patrocínios seguem parâmetros técnicos e estratégicos, alinhados às novas diretrizes da instituição. O banco destacou ainda que contratos ainda vigentes passam por um processo de reavaliação interna, com foco nos princípios de economicidade, transparência e governança, além da observância às normas e boas práticas.
Apesar do encerramento do vínculo com o Real Brasília, o BRB afirmou que mantém a prioridade de investir no Distrito Federal e reforçou o compromisso de apoiar esporte e cultura como instrumentos de transformação social e desenvolvimento econômico. O patrocínio ao Minas Brasília — clube que disputa a Série A2 feminina — seguirá para 2026, confirmou o Lance!.
Real Brasília abre mão de vaga na Série A1 por falta de patrocínio
O posicionamento do banco ocorre após o Real Brasília divulgar nota oficial anunciando a desistência da Série A1, mesmo tendo garantido esportivamente o direito de disputar a competição em 2026. No comunicado, o clube atribuiu a decisão à impossibilidade de manter a modalidade feminina sem a continuidade do patrocínio master, classificando o cenário como um "impasse insuperável".
Diante do anúncio, a reportagem procurou o Real Brasília para esclarecer pontos sensíveis da decisão. A reportagem questionou se o patrocínio com o BRB não foi renovado por comum acordo, por eventual descumprimento contratual ou por opção unilateral do banco; como o clube pretende lidar com valores pendentes a atletas, se por via administrativa ou judicial; se a desistência é, de fato, irrevogável; e qual será o destino das jogadoras que possuem contrato vigente, incluindo possíveis rescisões formais.
Até o momento da publicação desta reportagem, o Real Brasília não havia respondido aos questionamentos.
O clube, que iniciou o projeto feminino em 2019 e permaneceu por cinco temporadas consecutivas na elite do futebol feminino nacional, deixa a Série A1 em um contexto que expõe, mais uma vez, a fragilidade financeira de iniciativas dependentes de patrocínios pontuais.
Com a saída confirmada, caberá à CBF definir como será preenchida a vaga aberta na principal divisão do Brasileirão Feminino de 2026. Para entender os critérios, confira a matéria 'Quem deve ficar com as vagas de Fortaleza e Real Brasília? O cenário do Brasileirão Feminino para 2026'.
Notas na íntegra
Real Brasília
Nota Oficial - sobre a modalidade feminina
O Real Brasília nasceu de um sonho de ajudar o futebol do Distrito Federal e ir mais longe. Primeiro com a modalidade masculina. Em 2019, fomos procurados por atletas que não tinham clube para jogar o campeonato feminino. Após alguns estudos, aceitamos formar a modalidade. Montamos uma equipe competitiva, que já no primeiro ano de atuação sagrou-se campeã, o que se repetiu nos seis anos consecutivos. E assim o fizemos em prestígio à modalidade, pois, por não estarmos em nenhuma competição nacional masculina, sequer tínhamos obrigação de ter a modalidade feminina no futebol.
Essa decisão foi tomada em prestígio ao futebol feminino, mesmo não havendo, à época, obrigação regulamentar para a manutenção da modalidade, uma vez que o clube não disputava competições nacionais no futebol masculino.
Assim, já em 2020, o Real Brasília disputou o Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 e obteve êxito na classificação para a Série A1, na qual se manteve por cinco temporadas consecutivas, inclusive garantindo o direito esportivo de participação na Série A1 em 2026.
Ao longo dessa caminhada, o clube enfrentou inúmeros desafios e barreiras, entre eles episódios de difamação injusta que lhe causou severos prejuízos, o período da pandemia de COVID-19, no qual todos os contratos e salários foram mantidos rigorosamente em dia, e, mais recentemente, uma apenação aplicada sem que tivesse sido assegurado o elementar direito de defesa. Tais situações estão sendo enfrentadas com as medidas administrativas e judiciais cabíveis.
No entanto, apesar de inúmeras diligências realizadas na busca pela manutenção da modalidade, o clube se encontra diante de impasse insuperável, pois não obtivemos a continuidade do patrocínio master, o que torna inviável a participação do Real Brasília no Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 na temporada de 2026.
Mesmo reconhecendo a importância da modalidade e às vésperas da realização do Campeonato Mundial de Futebol Feminino no Brasil, somos forçados, pelas circunstâncias, a tomar essa difícil, porém responsável, decisão.
BRB
O BRB informa que o contrato de patrocínio com o Real Brasília Futebol Clube encerrou sua vigência em dezembro de 2025.
Todas as decisões relacionadas a patrocínios seguem critérios técnicos e estratégicos, alinhados às novas diretrizes do Banco.
Os contratos ainda vigentes estão sendo criteriosamente reavaliados em um processo interno que observa os princípios de economicidade, transparência e governança, garantindo, sobretudo, conformidade com normas e boas práticas.
O Banco reafirma sua prioridade de investir em Brasília, mantendo o compromisso de apoiar esporte e cultura como vetores de transformação social, promoção da cidadania e desenvolvimento econômico.
Tudo sobre

Futebol Feminino
Finalíssima é cancelada, e Brasil busca novo adversário para Data Fifa
Há 1 dia
Futebol Feminino
Sereias da Vila anunciam contratação da colombiana Wendy Candelo
Há 1 dia
Futebol Feminino
Série A2 Feminina tem maior goleada da história dos Campeonatos Brasileiros com massacre
Há 2 dias
Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – segunda-feira (10/08/2026)
Há 3 dias
Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – domingo (09/08/2026)
Há 4 dias
Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – sábado (08/08/2026)
Há 5 diasMais LANCE!

Ventos fortes adiam Botafogo x Fluminense pelo Brasileirão Feminino

Botafogo x Fluminense: onde assistir, horário e como chegam as equipes pelo Brasileirão Feminino

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – sexta-feira (07/08/2026)

Palmeiras fecha com ex-Real Madrid Antonia após seis temporadas no futebol espanhol

Copa Feminina irá parar calendário do futebol brasileiro por até 45 dias; entenda

Fabi Guedes leva experiência na Seleção ao Atlético-MG e exalta evolução das Vingadoras na temporada

Kerolin no Barcelona: 'Vir para cá me aproxima de ser a melhor do mundo'

Bia Zaneratto aparece em episódio da nova temporada de Ted Lasso

Fundador da Joga10 Sports defende papel dos agentes de ir além dos contratos no futebol feminino

Opinião: CBF oficializa pausa para a Copa Feminina e encerra um debate que nunca existiu

Copa do Mundo Feminina vai suspender calendário do masculino em 2027

XSoccer aposta em gestão humana para crescer no mercado do futebol feminino

Kerolin quebra recorde; veja maiores vendas de brasileiras no futebol feminino



