Pai cria clube para filha jogar futebol e time alcança Libertadores
ADIFFEM, da Venezuela, se destaca na formação de atletas

Quando Da Rocha Freddy percebeu que a filha de 12 anos não tinha mais onde treinar futebol durante a pandemia, ele não pensou duas vezes: criou ele mesmo um espaço para que ela e outras meninas pudessem jogar.
— Meu caminho no futebol feminino começou em janeiro de 2021, embora não de maneira tradicional. Não venho do futebol profissional, mas cheguei a isso como pai — contou Freddy, em entrevista ao Lance!. Naquele começo, eram apenas 15 meninas jogando nas quadras da La Guacamaya, sem estrutura, mas com muita vontade.
➡️Tudo sobre Futebol Feminino agora no WhatsApp. Siga nosso novo canal Lance! Futebol Feminino
A parceria com María Gisela Núñez, jogadora experiente, trouxe conhecimento técnico e sensibilidade para entender as necessidades das atletas. Freddy, por sua vez, trouxe visão de gestão e estrutura. Em menos de cinco anos, o projeto cresceu: hoje, o ADIFFEM é bicampeão nacional e já transformou a vida de quase 80 jogadoras, disputando a Libertadores Feminina em 2025 no Grupo B, o mesmo de Ferroviária, Boca Juniors e Alianza Lima.
— O mais importante não são os títulos, e sim saber que mudamos a vida de quase 80 jogadoras que hoje têm oportunidades que antes não existiam — afirma ele.
Desafios do futebol feminino venezuelano
Mesmo com toda a expansão, Freddy ressalta os desafios. A liga venezuelana ainda não conta com jogadoras estrangeiras profissionais, e faltam dados confiáveis sobre transferências e contratações, o que dificulta planejar estratégias de crescimento.
Ainda assim, há abertura para oportunidades no exterior, especialmente no Brasil, que se tornou destino de muitas atletas em busca de melhores condições profissionais e econômicas. Segundo levantamento do Lance!, esta edição do Brasileirão Feminina contou com 41 estrangeiras.
Para Freddy, a criação do ADIFFEM é mais do que esporte. É inclusão, igualdade e transformação social. Ele lembra que a iniciativa surgiu da frustração de ver a filha sem espaço para treinar, mas se tornou uma história de impacto coletivo.
— De ser um pai buscando uma solução para que minha filha pudesse continuar jogando, me tornei presidente de um clube bicampeão nacional — orgulha-se.


Futebol Feminino
CBF vê Copa do Mundo Feminina como teste para Mundial de Clubes de 2029 no Brasil
Há 21 horas
Corinthians
Corinthians alcança semi do Brasileirão Feminino em meio a atrasos salariais
Há 1 dia
Futebol Feminino
Bola de Ouro 2026: Lorena concorre a melhor jogadora
Há 1 dia
Futebol Feminino
Brasil x Canadá: o que está em jogo na Copa Feminina Sub-20
Há 2 dias
Mais Esportes
Esporte feminino lidera o Brasil rumo às Olimpíadas de Los Angeles 2028
Há 2 dias
Futebol Feminino
Flamengo e São Paulo se juntam ao Bahia nas semifinais do Brasileirão Feminino
Há 3 diasMais LANCE!

Brasil x Tanzânia: os gols históricos na Copa Feminina Sub-20

Brasil goleia Tanzânia na estreia da Copa do Mundo Feminina Sub-20

Libertadores Feminina 2026: sorteio da fase de grupos tem data definida

Copa do Mundo Feminina Sub-20 terá arbitragem brasileira

A taça que falta: Brasil começa busca pelo título na Copa do Mundo Feminina Sub-20

Bahia vence o Palmeiras nos pênaltis e avança às semifinais do Brasileirão Feminino

Ferroviária x Flamengo: onde assistir ao jogo do Brasileirão Feminino

São Paulo x Grêmio: onde assistir ao jogo do Brasileirão Feminino

Brasil x Tanzânia: onde assistir ao jogo da Copa do Mundo Sub-20 Feminina

Palmeiras x Bahia: onde assistir ao jogo do Brasileirão Feminino

Paulistão Feminino cresce na CazéTV e bate recorde da final de 2025

Camilla Orlando projeta estreia do Brasil na Copa do Mundo Feminina Sub-20: 'Melhores expectativas'

Thaís Lima, goleira da Seleção, fala sobre expectativa na Copa do Mundo Sub-20



