Herdeiro de fortuna bilionária e com histórico em defesa e ataque. Conheça Arthur Smith, novo treinador do Atlanta Falcons

O pai de Arthur Smith é o fundador da multinacional e dono de fortuna bilionária

tennessee titans arthur smith
Arthur Smith poderia ter um caminho no mundo dos negócios, mas optou pela NFL (Donald Page/Tennessee Titans)

Escrito por

Após definir Terry Fontenot como novo general manager, o Atlanta Falcons escolheu o nome de Arthur Smith para liderar a reformulação da franquia após três temporadas com mais derrotas que vitórias. Smith é o terceiro head coach contratado nos últimos dois dias, se juntando a Urban Meyer, no Jacksonville Jaguars, e Robert Saleh, no New York Jets.

Mas, afinal, quem é Arthur Smith e o que o torcedor dos Falcons pode esperar do novo comandante? Confere no resumo que o Lance! preparou sobre a carreira do treinador.

Coordenador ofensivo do Tennessee Titans nos últimos dois anos, Arthur Smith atuou no College Football por North Carolina, entre 2001 e 2005, como guard. Após os seus dias como jogador universitário chegarem ao final, ele iniciou sua carreira como treinador, também na universidade de North Carolina, como assistente, já em 2006.

Um ano depois, Smith já deu o salto para a NFL, como assistente de qualidade defensiva no Washington Redskins (à época). Ficando por dois anos na franquia da capital americana. Em 2010, após um ano longe do futebol, o treinador voltou para o circuito universitário. Desta feita, como estagiário no setor defensivo de Ole Miss. Da faculdade de Mississippi, Arthur Smith se moveu para o Tennessee Titans, ainda no lado da bola que evita pontos, como treinador de qualidade defensiva, em 2011.

A mudança para o ataque

Foi nos Titans que Smith se mudou de um técnico focado em defesa para priorizar o ataque, onde se destacou nos dois últimos anos. Em 2012, ele foi alçado ao posto de treinador de qualidade ofensiva de Tennessee. Na temporada seguinte, passou a auxiliar o treinamento da linha ofensiva e dos tight ends da franquia sediada em Nashville. Em 2016, de assistente se tornou principal treinador de tight ends do time. Ficando por duas temporadas desenvolvendo os talentos desta posição.

Após o treinador Matt LaFleur deixar vago o posto de coordenador ofensivo dos Titans pra se juntar ao Green Bay Packers, Arthur Smith foi alçado à posição por Mike Vrabel.

Esquema ofensivo

Smith manteve o sistema de LaFleur intacto, se baseando em um forte jogo corrido usando a outside zone como guia principal e abusando do play-action, após estabelecer a corrida como ameaça. Com Smith, o running back Derrick Henry despontou e se tornou um dos melhores corredores da liga, ultrapassando as duas mil jardas terrestres em 2020 e liderando no quesito nos dois últimos anos.

Smith também é responsável por reviver a carreira de Ryan Tannehill, após este ter sido descartado como o futuro do Miami Dolphins. Tannehill encaixou como uma luva neste sistema, tirando a pressão de seus ombros e tendo mais espaço para encaixar os passes, com as defesas tão preocupadas em defender o jogo corrido.

Aliás, esse estilo ofensivo baseado em corridas por outside zone e play-action tem se expandido na NFL, com San Francisco 49ers, Green Bay Packers e Cleveland Browns, além dos Titans, sendo representantes desta opção de ataque. Agora, os Falcons se juntam ao bolo.

Família rica

Arthur Smith tem conexões privilegiadas fora da NFL. Seu pai, Frederick Smith, foi o fundador da FedEx, empresa de logística com atuação em todo o mundo. Aos 76 anos, ele ainda atua como CEO da empresa até os dias atuais. O pai de Arthur Smith tem sua fortuna estimada em 5.7 bilhões de dólares, sendo um dos 200 homens mais ricos do mundo.

Mas Arthur Smith não é um herdeiro solitário deste império da FedEx. Ele tem nove outros irmãos para dividir essa pequena bolada bilionária.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter