menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

NFL multa jogador por mensagem contra ataques em Gaza

Ativista da causa palestina, o linebacker usa programa beneficente para promover iniciativas

Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThiago Fernandes,
Dia 20/01/2026
10:45
Azeez al-Shaair reage após jogada no segundo quarto do Divisional da AFC, no Gillette Stadium, em 18/1/2026 (Foto: Elsa/Getty Images/AFP).
imagem cameraAzeez al-Shaair reage após jogada no segundo quarto do Divisional da AFC, no Gillette Stadium, em 18/1/2026 (Foto: Elsa/Getty Images/AFP).

  • Matéria
  • Mais Notícias

Azeez Al-Shaair, linebacker do Houston Texans, foi multado em 11.593 dólares (aproximadamente 62.395 reais) pela NFL por exibir a mensagem "Stop the genocide" ("Parem o genocídio" em inglês) em uma fita facial. A penalidade foi aplicada porque o regulamento da liga proíbe a exibição de mensagens pessoais durante dias de jogo.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

O defensor vocal da causa palestina utilizou a fita preta sob os olhos para estampar a frase pela primeira vez no jogo da rodada de wildcard, na vitória dos Texans sobre o Pittsburgh Steelers. Apesar da punição por violar as normas da liga, o linebacker demonstrou firmeza em sua posição, repetindo o gesto na partida seguinte, a rodada divisional contra o New England Patriots.

Azeez Al-Shaair em protesto a favor de Gaza (Foto: Transmissão / ESPN)
Azeez Al-Shaair em protesto a favor de Gaza (Foto: Transmissão / ESPN)

➡️ Origem de lesões? Subestação de energia é 'tendão de Aquiles' dos 49ers
➡️ Pioneiro na NFL, Cairo Santos terá jogo mais importante na carreira

continua após a publicidade

Reação do jogador

A penalização foi confirmada no último domingo (18), segundo a imprensa esportiva. Al-Shaair tem se destacado no ativismo, inclusive usando o programa beneficente "My Cause, My Cleats" (minha causa, minhas chuteiras) da NFL para promover iniciativas relacionadas à Palestina.

"Se minha plataforma pode levar, ainda que um pouco, de esperança às famílias na Palestina, isso é para o que quero usá-la", afirmou o jogador em um comunicado divulgado meses atrás, e que ele voltou a compartilhar nas redes sociais após ser notificado da multa.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

Até o momento, não foi divulgado se Al-Shaair pretende recorrer da multa ou se continuará exibindo a mensagem em jogos futuros, mesmo sob a ameaça de novas penalidades financeiras.

+Aposte na vitória do seu time favorito da NFL
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável

  • Matéria
  • Mais Notícias