menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Dirigente da F1 defende fala de pilotos: 'Trabalho melhor'

Chefe diz até preferir as críticas vindas dos pilotos

Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThiago Fernandes,
Dia 09/12/2025
13:27
AUTO-ITALY-FERRARI-F1
imagem cameraLewis Hamilton em testes na Ferrari para a F1 2025 (Foto: Federico SCOPPA / AFP)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Fred Vasseur, chefe da Ferrari na Fórmula 1, manifestou apoio público às críticas de Charles Leclerc e Lewis Hamilton sobre o desempenho da equipe, mesmo que as declarações tenham desagradado o presidente John Elkann.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

— Não presto atenção à reação na área da TV. O mais importante é ter um piloto que volte e pressione a equipe a fazer um trabalho melhor, a trabalhar em conjunto para buscar resultados superiores. Conheço Charles perfeitamente, ele é sempre um pouco crítico consigo mesmo, com a equipe e com todos, mas sempre com uma dinâmica positiva — disse Vasseur.

➡️ Presidente da Ferrari abre o jogo sobre GP do Brasil: 'Enorme decepção'
➡️ Lando Norris 'rouba' número de Max Verstappen na Fórmula 1; entenda

Lewis Hamilton e Charles Leclerc no desfile dos pilotos em Interlagos (Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP)
F1: Lewis Hamilton e Charles Leclerc no desfile dos pilotos em Interlagos (Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP)

Uma temporada para se esquecer

A postura do dirigente francês surge após uma frustrante temporada 2025, na qual a Scuderia não conquistou vitórias e terminou o campeonato de construtores na quarta posição, diferentemente de 2024 – ano em que a Ferrari disputou o título até a última corrida, perdendo para a McLaren –, a equipe enfrentou grandes dificuldades em 2025.

continua após a publicidade

Leclerc e Hamilton, que terminaram em quinto e sexto lugares na classificação de pilotos, respectivamente, não hesitaram em expressar seu descontentamento abertamente após as provas. O tom das declarações, como a de Hamilton que descreveu a situação como "um pesadelo" após um abandono duplo no GP do Brasil, incomodou a cúpula da equipe.

Para Vasseur, a pressão exercida por Leclerc e Hamilton é essencial. "O DNA deles e o meu é tentar forçar a equipe a fazer um trabalho melhor. Isso significa que eles têm de vir até nós, Charles e Lewis, e levar a equipe ao limite. Em todos os lugares, em todas as áreas, e, com certeza, podemos melhorar".

continua após a publicidade

As manifestações dos pilotos provocaram uma reação direta do presidente da Ferrari, John Elkann, que afirmou que a dupla deveria "se concentrar em pilotar e falar menos", gerando discussões no paddock da F1.

  • Matéria
  • Mais Notícias