menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Zico é direto sobre trabalho de Filipe Luís no Flamengo: ‘Decisões’

Jovem treinador completou um ano no comando do Flamengo

Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porAlessandra Ferreira,
Dia 01/10/2025
07:42
Atitude de Neymar foi comparada à de Zico, do Flamengo (Foto: AGIF)
imagem cameraZico, ídolo do Flamengo (Foto: AGIF)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Tratado por muitos como maior ídolo da história do Rubro-Negro, Zico fez uma breve avaliação sobre o trabalho de Filipe Luís, no Flamengo. O jovem técnico completou, nesta semana, 365 dias a frente do futebol profissional do clube.

continua após a publicidade

Em entrevista à Romário TV, Zico falou que mantém relação próxima com Filipe Luís, técnico do Flamengo, e fez uma breve avaliação do trabalho dele no futebol profissional. O papo com o baixinho foi para ao ar nesta terça-feira (31).

➡️Torcedores do Flamengo pedem contratação de jogador do Corinthians: ‘Subestimado’

- Principalmente quando ele assumiu, a gente conversou muito, por que a gente teve um exemplo desse na nossa época, o Carpegiani. A gente viveu isso e não é simples. Ele jogava poker com a gente na véspera do jogo, e quando virou treinador, acabou. Não vem mais aqui - começou Zico.

continua após a publicidade

- Ele tem um pensamento muito grande em relação a forma de jogar. Gosta de entender como a torcida do Flamengo gosta que jogue. Às vezes não consegue, mas você vê que a filosofia dele é muito voltada para isso. Estou muito satisfeito com o que ele vem fazendo. São decisões. Vai acertar aqui, vai errar ali, mas faz parte - completou o ídolo sobre Filipe Luís no Flamengo.

Zico e Filipe Luís, ídolos do Flamengo (Foto: Paula Reis / Flamengo)
Zico e Filipe Luís, ídolos do Flamengo (Foto: Paula Reis / Flamengo)

Ídolo rubro-negro: Filipe Luís completa um ano como técnico do Flamengo

O técnico Filipe Luís completou nesta terça-feira (30) um ano que está no comando técnico do Flamengo. Ídolo como jogador, o treinador já traça o caminho de triunfos rubro-negros, e tem grande chances de colocar novos troféus rubro-negros na sua prateleira.

continua após a publicidade

A trajetória de Filipe Luís no Flamengo conta com todos os atributos do que é trabalhar em um gigante do futebol nacional. O ex-jogador já lidou com momentos de glórias, com títulos e desempenho vistoso de sua equipe, mas também teve que saber lidar com períodos conturbados, como eliminações e problemas de extracampo.

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

Assim que pendurou as chuteiras, Filipe Luís, que nunca escondeu o desejo de ser treinador, iniciou a sua caminhada na beira do campo, mas nas categorias de base. Antes de ser "convocado" para substitutir Tite, Filipe treinou as categorias sub-17 e sub-20 do Flamengo. Na segunda, inclusive, conquistou o título mundial (em pleno Maracanã).

Os primeiros meses no time principal do Flamengo foram de glórias. O treinador acumulou os troféus da Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Taça Guanabara e Campeonato Carioca.

Após os triunfos, o Flamengo esbarrou em um cenário complicado na Libertadores. Afinal, precisou definir a vaga às oitavas de final apenas na última rodada, e mesmo assim passou apenas em segundo lugar. Esse foi, sem dúvida, o primeiro cenário delicado que ele encontrou.

Com menos de um ano como treinador no futebol profissional, Filipe Luís treinou o Flamengo no Mundial de Clubes (junho e julho). Foi na competição, aliás, que o técnico viveu um dos grandes momentos no time brasileiro: a vitória diante do Chelsea. O triunfo contra o time inglês fez com que o nome de Filipe ficasse em evidência no futebol europeu.

É possível afirmar que Filipe Luís viveu lados extremos neste um ano no futebol profissional. O treinador precisou administrar crisas externas, como o caso Bruno Henrique (julgado por conta de manipulação em apostas esportivas) e o problema de De La Cruz com o médico Runco. O principal deles, no entanto, foi a situação envolvendo o atacante Pedro.

O camisa 9 do Flamengo ficou abalado por conta de uma exposição de um dos dirigentes do Flamengo, que "o colocou à venda" por 15 milhões de euros (R$ 95 milhões). Na época, o jogador caiu de rendimento nos treinos, e teve a situação citada pelo treinador em coletiva de imprensa.

Filipe Luís foi sincero ao detalhar a situação de Pedro, e criticou, fortamente, o desempenho do atleta durante os treinos. Posteriormente, ambos conversaram e colocaram um ponto final no imbróglio. Atualmente, o atacante é titular na equipe carioca.

A equipe de Filipe Luís vive grande fase. Líder no Brasileirão, com gordura por conta da vitória contra o Corinthians e tropeço de rivais, o Flamengo também está nas semifinais da Libertadores. Ou seja, tudo indica que o final de ano rubro-negro pode contar com pelo menos um grande motivo para comemorar (quem sabe até dois).

  • Matéria
  • Mais Notícias