Gramado sintético: ex-treinador da Seleção já havia reclamado
Declaração contra o uso da grama sintética aconteceu em 2013

Alguns dos principais jogadores do futebol brasileiro, como Neymar, Lucas Moura e Philippe Coutinho, reclamaram, na última terça-feira (18), do uso de gramados sintéticos em estádios do Brasil. Determinado movimento trouxe à tona uma antiga declaração polêmica do treinador Dunga, ex-Seleção Brasileira.
➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas
➡️ Júnior dispara contra gramado sintético: 'Quem gosta é ortopedista'
O caso aconteceu em 2013, quando o técnico ainda comandava o Internacional. Na ocasião, ele se manifestou contra o uso do campo sintético. Ao se pocisionar contra a tecnologia, o treinador disparou uma franse simbólica: "Se o gramado fosse bom, a vaca comia".
A declaração precedeu a decisão de não aceitar comandar um treino do Colorado no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, por conta do gramado. A situação aconteceu antes de um jogo contra o São José, pelo Gaúchão daquele ano. Dunga alegou um suposto alto nível de lesão em determinado tipo de gramado para recusar realizar a atividade.
- Este piso é diferente. Se você pegar campos onde se usa muito isso vai ver a reincidência de lesões. Aí você vai ver a diferença - disse o treinador.

➡️ Tiquinho posta contra gramado sintético e torcedores do Botafogo se revoltam: 'Ingratidão'
Campanha dos jogadores contra o gramado sintético
Depois de 12 anos da declaração do técnico, chegou a vez de alguns jogadores reclamarem do uso do gramado sintético no futebol brasileiro. As manifestações aconteceram na última terça-feira (18) e teve o apoio de jogadores consagrados, como Neymar, Gerson, Gabigol, Dudu, Philippe Coutinho, Lucas Moura, Thiago Silva, Pablo Vegetti, Alan Patrick.
No Brasileirão, por exemplo, três estádios têm grama completamente sintética. Tratam-se do Allianz Parque (Palmeiras), Arena da Baixada (Athletico-PR) e Nilton Santos (Botafogo). Além disso, outros campos contam com o chamado piso híbrido, ou seja, têm gramado natural e sintético misturados - tipo de gramado citado por Júnior no pronunciamento. A Neo Química Arena, casa do Corinthians, e o Maracanã, principal palco do futebol do Rio de Janeiro, são exemplos de determinada tecnologia.

Tudo sobre

Fora de Campo
Rizek critica demissão de Filipe Luís: 'Trabalho irretocável'
Há 2 minutos
Fora de Campo
Craque Neto crava Abel Ferreira, do Palmeiras, no Vasco: 'Vai ganhar tudo'
Há 18 minutos
Fora de Campo
Atitude de jogador do Bahia após polêmica com Neymar irrita torcedores: 'Jamais'
Há 31 minutos
Fora de Campo
Podcast 'Mundo da Luta' chega ao 400º episódio com entrevista de José Aldo
Há 2 horas
Fora de Campo
Jornalista compara Corinthians a Ceará e aponta rebaixamento
Há 4 horas
Futebol Internacional
Estreia de Ronaldinho, em clássico, provoca procura por ingressos
Há 5 horasMais LANCE!

Jornalista ironiza lance de pênalti em Flamengo x Atlético

Morre Camila Kfouri, Filha do jornalista Juca Kfouri

Mãe de filha de ex-Flamengo revela traições do jogador: 'Eu vi'

Torcida do Corinthians reage à vitória do Grêmio: 'Já caiu'

Torcida do Flamengo manda recado a Filipe Luís: 'Duvido'

Decisão da arbitragem em Flamengo x Atlético-MG viraliza: 'Claramente'

Escolha de melhor jogador do mundo divide opiniões: 'Assustador'

Torcida do Palmeiras reage à vitória do Flamengo: 'Vergonha'

Lance de Rossi em Flamengo x Atlético-MG gera revolta: 'Sempre avisei'

Gol perdido de Pedro em Flamengo x Atlético-MG gera revolta: 'Desisto'

Messi acompanha partida do Palmeiras; veja fotos

Posição de Vinicius Júnior na Bola de Ouro viraliza: 'Brutal'

Mbappé ou Harry Kane? IA crava vencedor da Bola de Ouro 2026
