Record TV - Carioca 2021

Record aumentou audiência como esperado, mas Carioca perdeu força sem a Globo (Foto: Divulgação)

Ricardo Guimarães e Rodrigo Portella
02/05/2021
11:25
Rio de Janeiro (RJ)

Com as semifinais do Campeonato Carioca sendo disputadas neste fim de semana, já é possível fazer um balanço da audiência da RecordTV usando números da fase de grupo do torneio do Rio de Janeiro. O LANCE! fez um levantamento que aponta alguns dos principais dados como a quantidade de transmissões dos quatro grandes e a audiência desses jogos. Confira!

+Relembre os confrontos do Cariocão até aqui

BOM PARA A RECORD, NEM TANTO PARA O CARIOCA
Alguns dados apontam que a audiência da emissora cresceu em comparação com programas anteriores ao futebol. Botafogo x Flamengo, por exemplo, chegou a ter a liderança no Ibope no Distrito Federal e foi recorde no Rio de Janeiro. Em comparação com a Globo, porém, os números representam uma queda brusca. Vasco x Fluminense teve seu pior índice em 21 anos. 

Quando a Record conseguiu os direitos de transmissão do torneio em disputa com o SBT, ela tinha o objetivo de não ficar para trás da emissora de Silvio Santos e aproveitar do espaço deixado pela Globo, que decidiu encerrar a parceria com a Ferj no ano anterior, durante o inicio da pandemia.

Com isso, a Record aumentou a audiência da forma esperada, mas sofreu com a falta de costume do torcedor que está acostumado a assistir as partidas pela Globo. Além disso, a emissora mudou muito os horários e dias de exibição tentando entender qual a melhor estratégia para bater a concorrência, o que pode ter confundido parte do público interessado que ficou sem saber quando e onde assistir as partidas.

NÚMEROS DA AUDIÊNCIA
Como citado acima, Botafogo e Flamengo fizeram o jogo com maior audiência na Record: foram 15 pontos na vitória do rubro-negro contra o alvinegro por 2 a 0 no dia 24 de março. A pior audiência envolvendo um dos quatro grandes foi o duelo entre Fluminense e Madureira, vencido pela equipe das Laranjeiras por 4 a 1 no dia 25 de abril. Na ocasião, a emissora marcou apenas 4 pontos (veja lista completa abaixo).

Jogos/Audiência
1) BOTAFOGO X FLAMENGO - 15 PONTOS
2) FLAMENGO X NOVA IGUAÇU - 14 PONTOS
3) PORTUGUESA X FLAMENGO - 11 PONTOS
4) FLUMINENSE X VASCO - 9 PONTOS -
5) BOAVISTA X FLAMENGO - 9 PONTOS
6) VOLTA REDONDA X VASCO - 6 PONTOS
7) BOTAFOGO X BANGU - 6 PONTOS
8) BANGU X FLUMINENSE - 6 PONTOS
9) MACAÉ X FLUMINENSE - 6 PONTOS
10) VOLTA REDONDA X BOTAFOGO - 5 PONTOS
11) FLUMINENSE X MADUREIRA - 4 PONTOS

MENOR AUDIÊNCIA NA GLOBO
Enquanto a Record sofreu para conseguir fazer partidas com mais de 10 pontos - foram três, apenas, todas em jogos do Flamengo - a Globo costuma bater essa audiência com facilidade. Nos últimos 21 anos, a emissora do Rio não teve nenhum jogo com menos de 12 pontos. Essa marca "negativa" foi alcançada em apenas dois jogos do Fluminense em 2014. Veja os dados:

BOTAFOGO: Menor audiência para o Rio de Janeiro em partidas do Carioca desde 2000: 14 pontos.

FLAMENGO: Menor audiência da Globo com uma partida do Flamengo no Carioca desde 2000 – 14 pontos (a última vez, há sete anos, em 2014).

FLUMINENSE: Menor audiência para o Rio de Janeiro em partidas do Carioca desde 2000: 12 pontos (em dois jogos de 2014).

VASCO: Menor audiência para o Rio de Janeiro em partidas do Carioca desde 2000: 13 pontos (duas vezes, sendo a última em 2014).

FLA E FLU DOMINAM COMO CLUBES QUE MAIS APARECERAM
Flamengo e Fluminense dominaram as transmissões na Record tendo quatro jogos cada em TV aberta. O Botafogo apareceu três vezes enquanto o Vasco, apenas duas, assim como o Volta Redonda e Bangu (veja lista completa abaixo).

Clubes/ Nº de transmissões:
FLUMINENSE: 4
FLAMENGO: 4
BOTAFOGO: 3
VOLTA REDONDA: 2
VASCO: 2
BANGU: 2
NOVA IGUAÇU: 1
PORTUGUESA: 1
MADUREIRA: 1
BOAVISTA: 1
MACAÉ: 1
RESENDE: 0