Como a falta de efetividade no ataque pode atrapalhar o Fluminense no Brasileirão?
Tricolor tem o 3º pior ataque do Campeonato Brasileiro

Uma das marcas do Fluminense desde a chegada de Mano Menezes é a falta de efetividade do setor ofensivo. Com 32 gols marcados na atual edição do Brasileirão, o Tricolor tem o 3º pior ataque da competição.
➡️ Como é o retrospecto do Fluminense no Allianz Parque? Mano minimiza histórico
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
No domingo (8), o Time de Guerreiros encara o Palmeiras na última e decisiva rodada do Campeonato Brasileiro dependendo apenas de si para fugir do rebaixamento. No torneio, o Verdão possui a 2ª melhor defesa do país com apenas 32 gols sofridos.
Por conta dessa falta de efetividade e poucos gols marcados, o Fluminense possui um saldo de sete gols negativos. Por outro lado, o Athletico-PR, que é um rival direto na briga contra o descenso, tem um saldo de cinco gols negativos.
Caso o Tricolor venha a ser derrotado para o Palmeiras, o Furacão poderia ultrapassar a equipe carioca com apenas um empate diante do Atlético-MG. Nesse cenário, uma hipotética vitória do Bragantino sobre o Criciúma colocaria o Time de Guerreiros no Z-4.
Queda na efetividade do Fluminense
Essa queda de efetividade não tem uma relação direta com a chegada de Mano Menezes no Fluminense. Em 24 partidas no Campeonato Brasileiro sob comando do gaúcho, o Tricolor balançou as redes 22 vezes e foi vazado apenas 18, o que representa um saldo positivo de quatro gols.
No entanto, o início do Time de Guerreiros na competição sob comando de Fernando Diniz/Marcão deixa marcas negativas até hoje. Em 13 partidas, a equipe estufou as redes apenas 10 vezes e foi vazado em 21 ocasiões, o que representa um saldo negativo de 11 gols.
Em 2022, o Fluminense terminou o Brasileirão com o 2º melhor ataque do torneio, tendo marcado 63 gols. No ano passado, o Tricolor encerrou a competição com o 6º melhor desempenho ofensivo com 51 gols anotados.
Mano Menezes comenta falta de efetividade
A baixa quantidade de gols foi tema durante coletiva de Mano Menezes após mais uma vitória pelo placar mínimo diante do Cuiabá. O comandante lamentou as chances perdidas contra o Dourado e os poucos gols na temporada.
- Acho que fizemos um bom jogo da nossa parte. Temos a iniciativa do jogo desde o início, construímos, criamos oportunidades, continuamos com um pouco da dificuldade de empurrar a bola para dentro. Perdemos mais uma penalidade, que poderia abrir o placar mais cedo e dar mais tranquilidade para você jogar numa condição melhor, sem o adversário ficar atrás, que era o direito que ele tinha de fazer. Mas mesmo assim a equipe voltou bem no segundo tempo pressionando até a marcação do gol. Depois, tivemos mais umas oportunidades, um chute muito bonito no travessão, jogada de qualidade que poderia até ter resultado em um placar maior.
Essa falta de efetividade se soma ao "fator Allianz Parque", onde o Fluminense marcou apenas quatro gols em 10 partidas realizadas na casa do Palmeiras. Além disso, o Tricolor nunca conquistou uma vitória sobre o Verdão na arena inaugurada em 2014.

Tudo sobre

Futebol Nacional
Flamengo, Fluminense e Grêmio se manifestam sobre proibição das bets no Brasil
Há 7 horas
Fora de Campo
Torcedores do Fluminense enlouquecem com possível título mundial: 'Obrigado'
Há 8 horas
Fluminense
Fluminense campeão mundial de 2023? Entenda caminho após punição ao Manchester City
Há 11 horas
Fluminense
Análise: Martinelli pode ser solução para o principal problema do Brasil contra a Austrália
Há 14 horas
Futebol Nacional
Flamengo, Palmeiras, Corinthians? Colunistas do Lance! avaliam quem fica no prejuízo na Data Fifa
Há 15 horas
Fluminense
Radar dos emprestados: veja como estão os jogadores que pertencem ao Fluminense
Há 1 diaMais LANCE!

Naturalização pode aliviar impacto de nova regra de estrangeiros no Fluminense

Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores

MPSP recomenda 4 mil ingressos para torcida do Fluminense contra o Palmeiras

Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras

Torcedores do Vasco protestam por uso do Maracanã e cobram cumprimento de edital

Com base definida, veja os jogadores que se tornaram pilares do Fluminense de Marcão

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

Thiago Silva completa 42 anos como referência técnica e pilar do Fluminense

Entenda como a nova regra de jogadores estrangeiros afetará o Fluminense até 2030

Fluminense lamenta morte de Zuenir Ventura, referência no jornalismo e tricolor apaixonado

Marcão, do Fluminense, tem 2º melhor aproveitamento entre técnicos do Brasileirão

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão



