Abel Braga tem semana para 'salvar semestre' do Fluminense
Após eliminação na Copa do Brasil e Campeonato Carioca, treinador tricolor tem período de treinamentos para preparar a equipe visando a estreia na Copa Sul-Americana

Com um calendário atípico por conta da Copa do Mundo da Rússia, o Fluminense terá pela frente uma importante semana de preparação visando as estreias na Sul-Americana e, mais à frente, no Brasileirão. Depois da eliminação no Campeonato Carioca, é apenas a segunda vez que o técnico Abel Braga tem a oportunidade de trabalhar com seus atletas por mais de 10 dias. A primeira foi após a não classificação na Taça Guanabara.
Abel terá dois dias de treinamentos integrais nesta semana no CT Pedro Antônio. A única vez que isso havia acontecido foi antes da Florida Cup. O treinador, no entanto, ainda trabalhava para encontrar seu time ideal e estava cercado por dúvidas.
Nesse momento, os titulares já estão, por hora, definidos. Portanto, a evolução das fraquezas apresentadas é o principal foco. As quedas na Copa do Brasil e no Estadual serviram de lições valiosas e Abel tem agora um período precioso para implantar mudanças. Com esse objetivo, o Flu fará um jogo-treino amanhã para testar seus comandados mais uma vez na prática.
A derrota para o Vasco na semifinal do Carioca caiu como um balde de água fria na animação do torcedor tricolor, que chegou a ter esperanças após a conquista da Taça Rio. A Sul-Americana tem seu peso por ser um título inédito e de expressão, além do Brasileiro ser uma longa missão, a princípio, para se manter na primeira divisão.
Abel Braga costuma bater sempre na tecla que não mudará o estilo de jogo do Tricolor, mas depois de mais uma eliminação em três meses, o sinal de alerta voltou a ser ligado para ele.
Trabalho coletivo é exaltado
Paulo Autuori, diretor de futebol do Fluminense, ressalta que o sucesso do trabalho não depende apenas de grandes nomes no elenco, mas, sim, de um trabalho coletivo, salientando o que vem sendo feito pelo técnico Abel Braga à frente da equipe. O dirigente lembrou ainda que é necessário um salto de qualidade para o restante da temporada, mas isso será feito a partir de nomes que já ganharam o crivo do treinador.
- Você pode ter grandes jogadores, mas não ter o trabalho coletivo que faça com que eles façam a diferença e ajudem a equipe a ganhar; e você pode não ter grandes jogadores e ter um trabalho coletivo que faça você atingir os objetivos. Temos uma equipe minimamente trabalhada e o que tem que ser feito é trazer jogadores para poder dar um salto de qualidade, senão é impossível. O salto de qualidade só é possível com a vinda de jogadores que o Abel ache necessário, com experiência e nível competitivo que ele tanto deseja - disse.
Autuori ressaltou ainda que os jogadores que a mescla entre jovens jogadores com alguns recém-chegados e outros que já estavam no grupo 'deu liga' neste começo de temporada.
- Terminamos o Carioca com jogadores jovens que o Abel lançou como Ibañez, Ayrton Lucas, Pedro, todos despontando. O Gilberto, que veio contratado caminhando para se solidificar, o Jádson completamente solidificado... Além de perfis de jogadores como o Richard, que se encaixa na ideia da captação do clube de ter jogadores com potencial dentro da nossa realidade.

Fora de Campo
Fluminense x Vasco: IA aponta quem avança na Copa do Brasil
Há 8 horas
Fluminense
Fluminense aguarda nova proposta pela SAF, diz Montenegro
Há 11 horas
Fluminense
Hércules, do Fluminense, atrai interesse do Zenit
Há 12 horas
Lance! Negócios
Classificados nas oitavas de final da Copa do Brasil faturam alta premiação
Há 14 horas
Onde Assistir
Fluminense x Vasco: onde assistir e prováveis escalações do jogo pela Copa do Brasil
Há 16 horas
Copa do Brasil
Copa do Brasil bate recorde negativo de gols na ida das oitavas de final
Há 18 horasMais LANCE!

Ex-Fluminense dispara sobre Zubeldía: 'Não tenho simpatia'

Quem avança para as quartas de final da Copa do Brasil? Vote

Escassez de gols vira preocupação no Fluminense de Zubeldía

Vasco x Fluminense lidera audiência na Copa do Brasil

Fluminense x Vasco vai ter arbitragem de Copa do Mundo

Análise tática do Guffo: os destaques da ida das oitavas da Copa do Brasil

Números mostram como o Fluminense utiliza menos a base com Zubeldía

Fluminense recupera Jemmes, mas segue sem Thiago Silva e Freytes contra o Vasco

Fluminense iguala sequência negativa após 34 anos

Fluminense sofre com baixa eficiência e segue sem vencer pós-Copa

Igor Rabello analisa falta de oportunidades no Fluminense: 'Me prejudicou'

Zubeldía destaca solidez defensiva do Fluminense contra o Vasco: 'Um bom trabalho'

Fala de Canobbio sobre Ramon Abatti Abel viraliza: 'Assustador'
