Corinthians x Montevideo Wanderers - Clayson

Corinthians bateu o Montevideo Wanderers por 2 a 0 no primeiro jogo das oitavas (Foto: AFP)

LANCE!
01/08/2019
09:02
São Paulo (SP)

O Corinthians está próximo de repetir sua melhor campanha na história da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta, às 21h30 (horário de Brasília), o Timão visita o Montevideo Wanderers, no Uruguai, podendo perder por até um gol de diferença que ficará com a vaga nas quartas de final do torneio continental. Em 2005, com o estrelado elenco de Tevez, Mascherano e companhia o Alvinegro alcançou o mesmo patamar.

Historicamente, o Corinthians não é um clube com grandes campanhas na Copa Sul-Americana. Esta é a apenas a sexta participação do Timão no torneio continental (2003, 2005, 2006, 2007, 2017 e 2019) mas vale lembrar que o Alvinegro acostumou-se a disputar a Copa Libertadores, sobretudo no fim da década passada e no início desta. Por isto, as aparições alvinegras na competição são raras.

A melhor campanha aconteceu em 2005, ano marcado pela conquista do tetracampeonato do Brasileirão pelo Corinthians. Naquela temporada, o Timão derrubou o Goiás na primeira fase e, na sequência, teve o poderoso River Plate pela frente. No Monumental, a equipe paulista despachou os argentinos e chegou nas quartas de finais.

Entre os oito melhores clubes daquele ano, o Timão não foi páreo para o Pumas, do México. Depois de vencer no Pacaembu, por 2 a 1, o Corinthians foi decidir a vaga na América do Norte e em uma noite desastrosa foi goleado, por 3 a 0, e deu adeus à Sul-Americana. De lá até os dias atuais, o clube nunca conseguiu nem sequer repetir a campanha.

A oportunidade agora está com o time de Fábio Carille. Vale lembrar que a Sul-Americana é o caminho mais curto para a Copa Libertadores do ano que vem - o grande objetivo do Corinthians neste segundo semestre. O torneio também pode significar o segundo título da equipe nesta temporada, já que levantou o caneco do Campeonato Paulista no começo do ano.

Para o jogo desta noite, disputado no estádio Gran Parque Central, o Timão vai com um time alternativo. Carille mudou sete peças em relação ao time que venceu o Fortaleza no último domingo, pelo Brasileirão. O Corinthians, embora focado na Sula, quer ter força máxima no Derby do próximo fim de semana, em Itaquera.

Por isso, o time que entrará em campo terá Cássio; Fagner, Henrique, Gil e Carlos Augusto; Gabriel e Matheus Jesus; Ramiro, Mateus Vital e Clayson; Vagner Love. Em caso de classificação, o Corinthians enfrentará o Fluminense nas quartas de final da Sula.