Ralf beijo o troféu do Mundial de Clubes conquistado pelo Corinthians em 2012

Ralf beija o troféu de campeão do mundo em 2012 (Foto: AFP)

LANCE!
22/11/2018
16:21
São Paulo (SP)

Depois de muitas indas e vidas e polêmicas sobre o assunto, a Fifa voltou a chamar o Corinthians de único clube não europeu a ter vencido o Mundial de Clubes duas vezes. A saudação foi feita nesta quinta-feira, na conta oficial da entidade no Twitter. A publicação faz exatamente a pergunta se o leitor saberia dizer quem foi a única equipe fora da Europa a vencer o Mundial por duas vezes e responde com o Corinthians, trazendo imagens da conquista de 2012 sobre o Chelsea no Japão. 


Até pouco tempo, a Fifa também considerava o Corinthians o primeiro campeão mundial, pela conquista da edição de 2000 no Brasil com a final sobre o Vasco no Maracanã. No entanto, isso mudou no ano passado com uma nova decisão da entidade. 

Em reunião do Conselho da Fifa na Índia, em outubro, foi decidido reconhecer todos os campeões do antigo Mundial Interclubes como legítimos campeões do mundo. Assim, a Fifa passou a considerar Santos (62, 63), Flamengo (81), Grêmio (83) campeões do mundo, além de incluir as taças de 92 e 93 nas contas do São Paulo, que venceu também em 2005, já sob nova organização. 

Também é motivo de polêmica o tratamento da entidade para com a antiga Copa Rio, mais precisamente a edição de 1951, vencida pelo Palmeiras. O clube paulista considera um Mundial, e teve essa posição avaliada pela Fifa algumas vezes nos últimos anos. Na reunião do ano passado, porém, o assunto não foi abordado.