Bahia é o único time do Brasileirão que não vai jogar a Copa do Nordeste em 2026
Pentacampeão do torneio, Tricolor é afetado pela nova regra

- Matéria
- Mais Notícias
Cinco clubes nordestinos disputaram a Série A em 2025, mas apenas um deles não vai ter a oportunidade de jogar a Copa do Nordeste na próxima temporada: o Bahia. Depois de mudanças na competição promovidas pela CBF, o Tricolor ficará de fora por ter sido o único time da região classificado para uma competição continental, no caso a Libertadores. Assim, o Atlético de Alagoinhas, do interior da Bahia, vai herdar a vaga.
Relacionadas
✅Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!
De acordo com a nova regra, os times que jogarem algum torneio internacional não vão poder participar do Nordestão para evitar problemas no calendário, como aconteceu com o próprio time baiano nesta temporada, por exemplo. Não à toa a final da Copa do Nordeste entre Bahia e Confiança, que estava prevista para junho, só aconteceu no início de setembro.
No próximo ano, inclusive, a competição vai ser disputada do dia 25 de março a 7 de junho, em um novo formato (saiba mais aqui).
Maior vencedor do atual modelo da Copa do Nordeste, com cinco títulos, o Bahia será o segundo campeão a não disputar uma edição seguinte do torneio. Além do próprio Tricolor, que levantou a taça em 2002 e não jogou em 2003, o Campinense foi campeão em 2013 e ficou fora da edição 2014.

➡️Lateral da Colômbia se despede do Bahia em jogo contra o Fluminense
Times do Nordeste vão ter baixa representação na Série A
Ao mesmo tempo que é uma boa notícia "só" o Bahia não participar, já que boa parte dos grandes times regionais vão seguir na Copa do Nordeste, isso também é reflexo das campanhas abaixo de clubes como Vitória, Fortaleza, Ceará e Sport no Brasileirão, esses três últimos, por sinal, foram rebaixados para a Série B, enquanto o Vitória se livrou só na última rodada e ficou na 15º posição, que não dá vaga nem para a Sul-Americana.
Clubes que vão disputar a Copa do Nordeste em 2026:
Alagoas: CRB e ASA;
Bahia: Vitória, Atlético de Alagoinhas e Jacuipense;
Ceará: Ceará, Fortaleza e Maracanã;
Maranhão: Maranhão e Imperatriz;
Paraíba: Sousa e Botafogo-PB;
Pernambuco: Sport e Retrô;
Piauí: Piauí e Fluminense;
Rio Grande do Norte: América-RN e ABC;
Sergipe: Confiança e Itabaiana.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















