Dupla faz a diferença para a Holanda na fase de grupos e mira recordes na Copa do Mundo

Cody Gakpo e De Jong foram os principais jogadores da Laranja na primeira fase, mesmo estreando em Copas do Mundo

Holanda x Catar
Dupla de estreantes comandou a Holanda na primeira fase (Alberto Pizzoli / AFP)

Escrito por

A Holanda terminou a primeira fase na liderança do Grupo A, com duas vitórias e um empate. Grande parte do sucesso, no entanto, veio por conta de uma dupla de estreantes que está fazendo a diferença. Cody Gakpo, artilheiro da Laranja, e Frenkie De Jong, o "motorzinho do time", foram protagonistas e, agora, buscam marcas de lendas holandesas em Copas do Mundo. 

GAKPO É SENSAÇÃO

Cobiçado por gigantes da Europa, Cody Gakpo é a grande revelação da Copa do Mundo até o momento. O meia-atacante de 23 anos marcou nos três jogos da Holanda na competição e é um dos artilheiros, ao lado de Enner Valencia, do Equador. E para aqueles que acham que é apenas uma boa fase, os números provam o contrário. 

Até o momento, Gakpo disputou 32 jogos na temporada, marcou 18 gols e distribuiu 19 assistências. Com média de mais de uma participação direta em tentos por partida, o meia-atacante é um dos grandes destaques da Europa e, por isso, está na mira de Manchester United e Real Madrid. Com foco na Copa do Mundo, no entanto, ele pode bater mais um recorde. 

+ Van Gaal confirma que delegação da Holanda 'secará' possíveis adversários do Grupo B

Com os três gols na fase de grupos, Gakpo ficou muito perto dos grandes artilheiros da Holanda em uma edição de Copa do Mundo. Neeskens, em 1974, Resenbrink, em 1978, e Wesley Sneijder, em 2010, marcaram cinco vezes e estão na liderança da lista, Curiosamente, todos chegaram à final da competição mais importante do futebol, mais um incentivo para o jovem de 23 anos. 

Holanda x Catar
Gakpo marcou mais um belo gol pela Holanda (Tolga Bozoglu/EFE)

DE JONG É DIFERENTE

Frenkie está fazendo uma Copa do Mundo excepcional, mesmo sacrificado no esquema de Van Gaal. No Barcelona, o jogador está bastante envolvido no ataque, mas, na Holanda, assume um papel de construção. No entanto, isso não impediu que ele balançasse as redes na partida contra o Qatar, nesta terça-feira. 

+ Covid na Copa do Mundo? Qatar ignora doença e não exige testes para visitantes

Assim como Gakpo, De Jong sonha com o recorde do ídolo Dennis Bergkamp, líder de uma geração extremamente qualificada da Holanda. O ex-camisa 10 marcou três vezes na Copa do Mundo de 1998, quando chegou à semifinal e acabou eliminado pelo Brasil. O volante do Barcelona terá, pelo menos, mais um jogo para tentar igualar a marca. 

VEJA NÚMEROS DE FRENKIE DE JONG NA COPA DO MUNDO

266 minutos 
4 roubadas de bola por jogo
91% de precisão no passe
2 participações em gol

Holanda x Catar
De Jong marcou após completar rebote do goleiro, em chute de Depay (Alberto Pizzoli / AFP)

A Holanda volta a campo pela Copa do Mundo neste sábado, no jogo que abre as oitavas de final. O adversário será os Estados Unidos, segundo colocado do Grupo B. As equipes se enfrentam às 12h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter