Covid na Copa do Mundo? Qatar ignora doença e não exige testes para visitantes

Jogadores da Seleção Brasileira tiveram sintomas de gripe, mas situação foi totalmente tranquilizada pela comissão técnica. Entenda!<br>

Taça da Copa do Mundo
(Foto: Franck Fife/AFP)

Escrito por

Alguns casos de gripe no Qatar têm levantado dúvidas sobre registros de Covid-19 no país. Isto porque o governo anfitrião ignorou a doença e nem sequer exige atestado para entrada de visitantes e até mesmo para atletas que estão disputando a Copa do Mundo. Na Seleção Brasileira, por exemplo, há casos de jogadores com de sintomas gripais, todos tranquilizados pela comissão técnica. Porém, turistas que estão no país, oriundos de diversas partes do mundo, não foram foram testados.

O Qatar, segundo dados oficiais, durante todo o período pandêmico, registrou cerca de 486 mil casos da doença, com 685 mortes. Entretanto, em 2020, o país teve a maior taxa de infecção do novo coronavírus, mesmo assim com uma baixa taxa de mortalidade. Segundo especialistas na época, alguns fatores foram responsáveis por isso: uma política de rastreamento sistemático, população jovem e um sistema de saúde eficiente. Isso foi o que flexibilizou a entrada de turistas sem o exame de RT-PCR por exigência.

A maior companhia aérea do país, a Qatar Airways, que levou a maior parte dos turistas de todo o mundo para Doha, não exige mais tal exame desde 4 de março de 2021. A situação é vista como altamente controlada pelo governo qatari. Unida a isso, alguns casos apareceram por lá. Um deles foi Ronaldo Fenômeno. O ex-jogador que está no país para acompanhar os jogos da Seleção e foi visto ao lado de Roberto Carlos, Kaká e Cafu, chegou a ter o caso um pouco agravado, mas se recuperou prontamente e tranquilizou os brasileiros sobre sua situação.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada

Com os casos crescentes da Covid-19 no mundo por causa da sub-variação, o Comitê Organizador da Copa do Mundo garantiu que não houve situações de jogadores testados com exame positivo para a doença. Segundo o protocolo da Fifa, em caso de algum caso positivo, o atleta ou membro de alguma delegação que for testado será isolado por cinco dias e fará novamente um novo teste para ser liberado a voltar a conviver com todo grupo e atuar normalmente, em caso de ser jogador.

Ronaldo
Ronaldo tranquilizou os brasileiros em suas redes sociais (Foto: Reprodução/ Instagram)

SELEÇÃO BRASILEIRA COM CASOS DE GRIPE

Recentemente, alguns jogadores do Brasil tiveram quadro de sintomas gripais. Alisson, Lucas Paquetá e Antony chegaram a ter de se ausentarem em treinos por causa da situação. O principal deles foi o atacante do Manchester United, que chegou a ficar de fora de duas atividades. Recentemente, foi a vez de Neymar ter quadro de gripe.

+ Quais são as melhores campanhas de seleções africanas em Copas do Mundo?

Em entrevista coletiva, o coordenador de seleções, Juninho Paulista, tratou de tranquilizar todos os jornalistas com relação a possíveis casos de Covid.

- O Rodrigo Lasmar (médico) é nosso porta-voz nessa questão de saúde, ele falaria amanhã (quarta-feira), mas pedi para trazer essas informações. Só adiantando que na avaliação médica não passou nem perto de fazer esse tipo de teste - afirmou o dirigente.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter