Holanda

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa do Mundo: Holanda tenta espantar fantasmas em caminho semelhante ao de 1998

A Laranja enfrentará a Argentina nas quartas de final, assim como no Mundial disputado na França

A Holanda conseguiu uma vaga nas quartas de final neste sábado (Raul ARBOLEDA / AFP)
Escrito por

A Holanda ainda busca seu primeiro título de Copa do Mundo e, depois de três vices, possui muitos fantasmas a serem espantados. Um deles é o da Copa do Mundo de 1998, que tinha uma geração icônica da Laranja, mas que não chegou à final por conta do Brasil. 24 anos depois, a seleção holandesa terá um caminho bastante parecido pela frente para exorcizar os demônios. 

A COPA DO MUNDO DE 1998

Com Davids, Seedorf, Bergkamp, Overmaars, Kluivert e companhia, a equipe de Hiddink chegou como uma das favoritas ao título, mas começou decepcionando. A fase de grupos foi sem brilho, marcada por dois empates, diante de Bélgica e México. No entanto, uma goleada acachapante para cima da Coreia do Sul, por 5 a 0, colocou a Laranja na liderança do Grupo E.

Por conta das más atuações, a Holanda chegou pressionada ao mata-mata, mas entregou toda a emoção que o torcedor esperava. Nas oitavas de final, derrotou a Iugoslávia por 2 a 1, com gol de Edgar Davids aos 47 minutos do segundo tempo. Nas quartas, novo gol nos acréscimos, dessa vez de Dennis Bergkamp, contra a Argentina. A expectativa por nova final, depois de 20 anos, era alta. 

+ VÍDEO: veja os melhores momentos da vitória da Holanda sobre os Estados Unidos

No entanto, o Brasil, atual campeão da Copa do Mundo, esperava a Holanda na semifinal. O resultado foi um dos melhores jogos da história da competição, aberto, de opções e com gols, de Ronaldo e Kluivert, mais uma vez colocando os holandeses em pé no fim. No entanto, os brasileiros acabaram com a vaga nos pênaltis e, mais tarde, na decisão, ficariam com o vice-campeonato. 

A Holanda venceu a Argentina em duelo eletrizante (Foto: OMAR TORRES / AFP)

SEMELHANÇAS

Apesar de não ter nenhuma semelhança com o duelo das oitavas de final, o caminho da Holanda até o título pode ser idêntico ao de 1998. Nas quartas, a Laranja enfrentará a Argentina e, na semifinal, tem possibilidade de enfrentar o Brasil novamente. Os confrontos diante das seleções sul-americanas devem ser grandes testes para a equipe de Louis Van Gaal. 

+ Federação holandesa pretende reabrir Fan Fest para quartas de final da Copa do Mundo

Além disso, curiosamente, o adversário na decisão pode ser a França, que disputa uma vaga nas quartas de final diante da Polônia, neste domingo. Os astros voltam a se alinhar para os holandeses que, mesmo não tendo uma geração tão brilhante, ainda possui nomes importantes, como Van Dijk, Frenkie De Jong, Cody Gakpo e Memphis Depay. 

Holanda e Argentina se enfrentam às 16h (de Brasília) desta sexta-feira, no Estádio Lusail, em Doha. E se a Laranja tem suas aspirações, a Albiceleste busca a revanche por 1998, na saga para trazer a Copa do Mundo de volta à Buenos Aires, na última participação de Messi.