Taça da Champions League

A final da Champions League será realizada em Paris (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / POOL / AFP)

LANCE!
25/02/2022
07:16
Paris (FRA)

Por conta dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, a Uefa decidiu mudar o local da final desta edição da Champions League. Anteriormente marcada para acontecer em território russo, na Gazprom Arena, em São Petersburgo, a final será jogada no Stade de France, em Paris, no dia 28 de maio.

A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (25), após uma reunião do Comitê Executivo da Uefa. A entidade máxima do futebol europeu emitiu um comunicado onde confirma a escolha da nova sede para a decisão.

> Atletas pedem socorro para deixar a Ucrânia: veja jogadores brasileiros que atuam no país e duração de contratos

​- A Uefa deseja expressar os seus agradecimentos e apreço ao Presidente da França, Emmanuel Macron, pelo seu apoio pessoal e empenho em transferir o jogo de futebol europeu de maior prestígio para a França num momento de crise sem precedentes. Juntamente com o governo francês, a Uefa apoiará totalmente os esforços de várias partes interessadas para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e desalojamentos - confirmou a entidade.

+ Listamos 18 abalos no esporte que a invasão da Rússia a Ucrânia já causou

A reunião desta sexta-feira ainda decidiu que clubes e seleções de Rússia e Ucrânia deverão obrigatoriamente mandar seus jogos em campos neutros. A medida já está em vigor, segundo a Uefa.

​- O Comitê Executivo da Uefa decidiu ainda permanecer de prontidão para convocar novas reuniões extraordinárias, regularmente sempre que necessário, para reavaliar a situação legal e factual à medida que evolui e adotar novas decisões conforme necessário - finalizou a instituição.

A última final da Champions League sediada em Paris foi na temporada 2005/2006, em 17 de maio. Naquela oportunidade, o Barcelona venceu o Arsenal por 2 a 1, com gol do brasileiro Belletti, e conquistou o seu segundo título da competição.

MAIS UMA TROCA
Vale lembrar que nas últimas duas temporadas a final da Champions League teve seu local original trocado por outra sede. Em 2019/2020, a decisão aconteceria no Estádio Olímpico Atatürk em Istambul na Turquia, mas devido à pandemia de COVID-19, foi disputada no Estádio da Luz, em Lisboa. Em 2020/2021, Istambul novamente seria a sede da final, mas a decisão foi mais uma vez para Portugal por conta da pandemia, dessa vez para o Estádio do Dragão, no Porto.