LANCE!
06/08/2018
07:50
São Paulo (SP)

O São Paulo ultrapassou o Flamengo, voltou a liderar o Brasileirão após três anos (a última vez havia sido na sétima rodada de 2015) e está a duas vitórias de conquistar o Troféu Osmar Santos, dado pelo LANCE! ao vencedor do primeiro turno da competição. Com 35 e 34 pontos respectivamente, Tricolor e Fla já estão "a mais de uma rodada de distância" do Grêmio, que tem 30. Atlético-MG e Internacional jogam nesta segunda e um deles pode assumir a terceira posição (o Colorado tem 29, enquanto que o Galo tem 27). Confira a tabela completa e faça simulações de resultados aqui.

O que São Paulo e Flamengo têm pela frente agora no Brasileirão? A tabela aponta, teoricamente, para um caminho mais tranquilo para os paulistas até setembro. Além disso, o calendário do Tricolor, que já ganhou dois dias de folga após a vitória sobre o Vasco, no domingo, é mais leve, já que a equipe divide as atenções apenas com a Copa Sul-Americana: são cinco partidas marcadas neste mês. O Fla já tem decisão pela Copa Libertadores nesta semana e também joga as quartas da Copa do Brasil: tem ainda sete jogos em agosto.

Caminho do São Paulo
​O Tricolor encara adversários da parte de baixo da tabela nas próximas quatro rodadas do Brasileirão: Sport (fora), Chapecoense (casa), Paraná (fora) e Ceará (casa). São os jogos que o clube tem em agosto pela competição. Depois, pega Fluminense (casa), Atlético-MG (fora), Bahia (casa) e Santos (fora). O clássico contra o Peixe será disputado na 25ª rodada do Brasileirão - a 13 do fim.

Outra competição
O São Paulo faz apenas um jogo por outro torneio no mês de agosto. Após perder em casa por 1 a 0 para o Colón (ARG) pela segunda fase da Copa Sul-Americana, o Tricolor joga na Argentina no dia 16.

Caminho do Flamengo
​Após deixar a liderança, o Fla terá pela frente no Brasileirão: Cruzeiro (casa), Atlético-PR (fora), Vitória (casa) e América-MG (fora) em agosto. Depois, o Rubro-Negro encara Ceará (casa), Inter (fora), Chapecoense (casa) e Vasco (fora). Assim como o Tricolor, há um clássico marcado na 25ª rodada.

Outras competições
O problema do Flamengo é ter de conciliar o Brasileirão com duas Copas, o que deixa o calendário "sem folga" em agosto. Pela Libertadores, o Fla joga as oitavas de final nesta quarta, contra o Cruzeiro, em casa, e faz a volta no dia 29, em Belo Horizonte. Pela Copa do Brasil, a equipe, que empatou no Sul em 1 a 1 com o Grêmio, recebe os gaúchos no dia 15, valendo vaga na semifinal.

Opinião, por Thiago Salata (editor do LANCE!)
"O Flamengo tem time, elenco e futebol para ser campeão brasileiro. Justamente por isso, na então condição de líder, não poderia ter tomado olé do Grêmio reserva no sábado. Era jogo para, na pior das hipóteses, empatar, o que já bastaria para segurar a liderança. Perdeu e o São Paulo aproveitou: é o líder! Pesou demais, a favor do Tricolor, ter passado bem por uma tabela complicada em que pegou o próprio Flamengo, fora, Grêmio, Corinthians e Cruzeiro. Foram nove pontos em 12 antes de agosto começar. Certamente o Fla esperava estar na liderança, com uma vantagem boa, no início deste mês. Falhou, e agora o fator emocional é favorável ao Tricolor, que não encanta, tem seus problemas, mas é um time duro de ser vencido: é o que menos perdeu no campeonato (duas vezes). Num futebol com alta dose de aleatoriedade como o brasileiro, o São Paulo, em crise há pouco tempo, tem uma baita chance nas mãos".