Botafogo vê empresário ligando para Andrew e travando negócio após 'ok'
Glorioso já havia recebido "ok" do jogador após negociações

- Matéria
- Mais Notícias
O Botafogo se vê em uma batalha indireta com o rival Flamengo pela contratação do goleiro Andrew, de 24 anos, do Gil Vicente, de Portugal. Abaixo, o Lance! explica o cenário das tratativas e como o clube encara a entrada do Rubro-Negro na disputa.
➡️ Botafogo se retira das conversas pelo volante Júlio Romão, do Ferencváros
Conforme apurou a reportagem, na segunda-feira (5), o Botafogo encaminhou a contratação de Andrew após "ok" do jogador e de um representante, que lida diretamente com a carreira do atleta. O goleiro, inclusive, externou a amigos que estava "voltando para casa". Seria a assinatura de um pré-contrato para que chegasse ao Rio de Janeiro em julho.
A certeza do retorno não durou muito. No mesmo dia, um outro empresário, este que representa outros atletas do elenco Alvinegro e chefia as operações, travou as conversas. Andrew, então, ficou sabendo do interesse do Flamengo e de uma proposta nos mesmos moldes.
Essa outra parte que representa o jovem entende que o Botafogo vive período de instabilidade e isso poderia prejudicá-lo. O empresário, inclusive, indica ter valores a receber relacionados a comissão de outras negociações com o clube.

A segunda, por sua vez, indica que o Alvinegro é uma realidade mais próxima de afirmação no futebol brasileiro e titularidade à curto prazo. Foi com este que o sinal verde foi apresentado na segunda-feira e tornou a contratação iminente.
Isso vem sendo debatido. Quanto às propostas, ambas são de longo contrato e aumento considerável de salário em relação aos vencimentos atuais no Gil Vicente. Se falar mais alto a vontade inicial do jogador, o cenário inclina em direção ao Estádio Nilton Santos.
Botafogo e Andrew estavam apalavrados. A SAF, por sua vez, não se apega ao movimento de criticar a palavra que travou o desfecho positivo e ainda aguarda uma posição final para saber se contará com o arqueiro revelado na base do clube. Do outro lado, o Flamengo conta com a força do projeto oferecido.
Próximo do Botafogo e monitorado pelo Flamengo: conheça Andrew, goleiro de 24 anos
Leia matéria de Pedro Ernesto ✒️
Nascido em Duque de Caxias, Andrew ingressou nas categorias de base do Botafogo em 2011, aos nove anos. Para seguir seu sonho, superou as dificuldades de deslocamento até o campo de treinos, em Marechal Hermes, com o incentivo do irmão mais velho, Andrey, que também atuava como goleiro do clube. Antes de chegar ao Alvinegro, atuava como jogador de linha e passou a defender o gol após conselho do irmão durante uma pelada, na qual defendeu dois pênaltis, fato que o motivou a treinar na nova posição em um campo próximo de casa e a realizar testes no Botafogo, onde foi aprovado.
Com a mudança do centro de treinamento para o estádio Caio Martins, em Niterói, cogitou deixar o clube em razão da distância e do desgaste físico, mas seguiu na carreira após novo incentivo do irmão e até mesmo com caronas de Jefferson, ex-goleiro e ídolo do Botafogo, avançando pelas categorias de base até disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020 pelo Glorioso. No mesmo ano, teve uma rápida passagem por empréstimo pelo Maranhão, já como profissional, sem que o goleiro chegasse a atuar.
Retornou ao Botafogo e, em 2021, entrou em campo apenas uma vez pelo time sub-20, sendo posteriormente integrado ao elenco principal para suprir as ausências de Diego Cavalieri e Gatito Fernández, ambos lesionados, figurando em listas de relacionados sem estrear oficialmente. Em junho daquele ano, o clube carioca já havia encaminhado um acordo para sua transferência ao Gil Vicente, em negociação sem custos. A diretoria, na época ainda sob a gestão do associativo, manteve 30% dos direitos econômicos do atleta, que topou a mudança em busca de visibilidade após não conseguir espaço.
Em Portugal, Andrew estreou no elenco profissional do Gil Vicente em 2022 e acumula 123 partidas desde então, com ápice de desempenho na temporada 2024/2025, apesar da campanha que resultou no 13º lugar. O fluminense já figura entre os três goleiros com mais aparições na história do clube, com 39 jogos sem sofrer gols ao todo.
No período, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-23 para a disputa dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. No atual campeonato, a equipe ocupa a quarta colocação e briga por vaga em competições europeias — além da quarta melhor defesa da competição, com 12 gols sofridos, atrás apenas dos três principais clubes do país.
➡️ Tudo sobre o Fogão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Botafogo
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















