Joel Silva
• Publicada em 16/07/2023 - 06:00 • Rio de Janeiro (RJ)
Joel Silva
• Publicada em 16/07/2023 - 06:00 • Rio de Janeiro (RJ)
O Botafogo fez mais uma vítima no Campeonato Brasileiro e segue quebrando recordes na competição. Ao vencer o Red Bull Bragantino por 2 a 0, o Glorioso chegou aos 39 pontos, maior pontuação em 15 rodadas dos pontos corridos. De quebra manteve os 100% de aproveitamento jogando no Nilton Santos, com oito triunfos consecutivos em casa. Resultados impressionantes que fazem do Alvinegro o time a ser batido.
Impressiona a consistência desse Botafogo, que vem passando por mudanças e mesmo assim não perde o rumo. Perdeu Luís Castro, chegou o interino Cláudio Caçapa e o time seguiu vencendo. Na lateral-direita perdeu Rafael por lesão, entrou o Di Plácido e a equipe continuou ganhando. Antes havia perdido Victor Sá, que deu espaço para Carlos Alberto, que marcou três gols nos últimos quatro jogos.
Isso se explica pelo DNA do time, que joga da mesma maneira, independentemente do adversário ou dos desfalques. O Botafogo tem um sistema defensivo sólido, baseado na aplicação tática e na força física, mas também no brilho individual de Lucas Perri e Adryelson, destaques absolutos deste Brasileirão. Na frente, o time é letal e cria chances muitas das vezes no erro do adversário, como aconteceu nos dois gols sobre o Red Bull Bragantino. Mérito de uma equipe que também os provoca, levando o rival muitas vezes ao limite.
Quem assiste o Botafogo jogar não se encanta pela plasticidade, mas fica impressionado com a objetividade. Lucas Perri quase nunca toca na bola, porque o time a todo momento busca jogar para frente, buscando o passe vertical, sem pudor nenhum de tentar a ligação direta para os atacantes Tiquinho Soares e Júnior Santos, quando a marcação adversária está encaixada.
É uma equipe que sabe o que fazer e como fazer. A convicção em campo dá a sensação de que o Botafogo vai marcar um gol mais cedo ou mais tarde. Foi assim nas vitórias sobre o Vasco, Grêmio, Patronato e Red Bull Bragantino. E para isso acontecer, nem precisa apelar para o craque do time, já que Tiquinho Soares não marca desde a vitória sobre o Palmeiras e mesmo assim o Glorioso segue... vencendo.
O Botafogo joga no "piloto automático", confiante e seguro, com e sem a bola. A vantagem na liderança indica que o título é muito possível, desde que Bruno Lage não tente criar nada. Manter o que está dando certo precisa ser o caminho a ser seguido pelo português. Time que está ganhando, não se mexe.
E mais:
Em último jogo como técnico do Botafogo, Caçapa se despede com vitória e diz: ‘Dever cumprido’
VÍDEO: Di Placido vibra com primeiro gol pelo Botafogo e explica o sucesso do time: ‘Somos uma família’
VÍDEO: veja os melhores momentos da vitória do Botafogo sobre o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão
ATUAÇÕES: Botafogo faz grande jogo coletivo em vitória sobre o Bragantino pelo Brasileirão
‘Sigam o vice’: torcedores do Botafogo vibram com mais uma vitória e web aposta em tri do Brasileirão
Líder e imbatível em casa, Botafogo vence o Red Bull Bragantino e alcança recorde no Brasileirão; veja o resultado