Rio 2016 - Judô - Buzacarini

Brasileiro foi eliminado nas oitava de final dos Jogos Olímpicos (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ)

Guilherme Cardoso
11/08/2016
11:59
Rio de Janeiro (RJ)

A estreia do brasileiro Rafael Buzacarini nos Jogos Olímpicos durou duas lutas nesta quinta-feira, na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Com uma chave complicada, o judoca caiu logo em seu segundo combate na competição, quando perdeu para o japonês Ryunosuke Haga, campeão mundial em 2015.

Já virou até redundância falar isso, mas não faltou apoio ao atleta do Brasil. Se já não bastasse contar com o incentivo do público, ele ainda tinha a família nas arquibancadas para ajudá-lo. Mas nada disso adiantou.

Aos 21 anos, Buzacarini até teve um bom desempenho em sua primeira participação olímpica. Na estreia, com muita tranquilidade, derrotou o uruguaio Pablo Aprahamian, com uma chave de braço. O problema veio em seguida, quando caiu diante de Haga por conta de uma punição por falso ataque.

Nem por isso, o atleta deixou de ser aplaudido de pé. Isso em contraste com as vaias para a marcação da arbitragem.

Apesar de todo o incentivo e de certa expectativa, o resultado está dentro do esperado. O jovem brasileiro ainda tem um caminho longo no esporte e muitas chances de voltar a uma Olimpíada. Vale sempre lembrar que em Pequim-2008, Sarah Menezes e Mayra Aguiar eram as novatas de Seleção Brasileira. Quatro anos depois, em Londres-2012, ambas levaram medalha: um ouro e um bronze, respectivamente. Então, não pode desanimar.