Jonas Moura
19/07/2016
19:25
Rio de Janeiro (RJ)

Para parte da delegação brasileira que disputará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, entre 5 e 21 de agosto, os encantos da Vila Olímpica serão trocados pelo sossego das instalações do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), no bairro da Urca.

Esta será a maior das sete bases de apoio que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) começou a disponibilizar aos competidores. Ela foi apresentada nesta terça-feira para os jornalistas.

Sete modalidades utilizarão as instalações: tiro com arco, boxe, handebol feminino, luta olímpica, taekwondo, vela e vôlei de praia. As duas últimas farão do local sua casa em toda a Olimpíada. Os demais esportes deixarão a área três dias antes do início das provas rumo à Vila, próxima ao Parque Olímpico.

– Tentamos minimizar a preocupação com fatores externos, para que o foco de cada um seja maior na preparação e para que tenham maior autonomia, sem as restrições de horários de treinos – disse Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB.

Cerca de 80 atletas passarão pelo local. Com forte esquema de segurança, a base promete proporcionar um ambiente bem mais controlado do que o da Vila, onde a convivência entre os cerca de 18 mil esportistas é vista como possível responsável pela perda de foco durante as disputas.

– Há privacidade, pois estamos em uma estrutura militar. Temos deslocamentos menores, sobretudo na vela e no vôlei de praia, já que estamos próximos da Marina da Glória e de Copacabana – lembrou Edgar.

Outro cuidado do COB é o de oferecer uma alimentação balanceada. A entidade contratou uma empresa para preparar os cardápios, com base nas orientações de seus nutricionistas. Mas nem tudo será tão rígido. Pacotes de batata frita podem ser encontrados nos quartos dos atletas.

A decisão de se estabelecer no CCFEx nos Jogos foi tomada em conjunto entre COB, confederações e atletas. Prata em Londres-2012 com Emanuel, Alison preferiu ficar na Barra com o parceiro Bruno Schmidt. Ele alegou que deseja sentir a energia da Vila.

A ESTRUTURA

Serviços
A base do COB no CCFEx terá quartos com duas camas e frigobar, lavanderia, serviços médicos, ciência do esporte, academia, área de convivência e uma espécie de lounge com simuladores e televisores.
......................

Apoio
Para todas as modalidades que ficarão no local, há uma estrutura para treinos, com quadras, alvos de tiro e ringues de luta. Alguns já existiam, e outros foram viabilizados por meio de parcerias com o Ministério do Esporte.
......................

Outros locais
Além do CCFEx, o COB disponibilizou bases na Escola Naval (tiro esportivo, nado sincronizado e polo aquático), no Hotel Porto Real, em Mangaratiba (judô), nos Colégio CEC (vôlei) e QI (esgrima) e Deodoro (área de descanso para os atletas que competirão nesta região).