Inspiradas pelos times principais, Portugal e Alemanha se enfrentam por vaga nas semis

Alemães vêm embalados por goleada sobre Fiji, na volta ao Mineirão, mas, para seguirem adiante, precisam superar os lusos, que passaram em primeiro no grupo da Argentina

Apresentação Portugal x Alemanha
Apresentação Portugal x Alemanha

Escrito por

No papo informal sobre futebol, na mesa do botequim, ouve-se: "Portugal". Vem à mente a seleção campeã da Euro, na França, mês passado, derrotando os donos da casa na final. Surge a imagem de Cristiano Ronaldo liderando o time em campo e, aos berros, à beira dele, e depois erguendo a taça com a faca e o queijo na mão para ser de novo o melhor do mundo. A conversa prossegue, evolui e alguém diz: "Alemanha". Aparece, na imaginação, a poderosa seleção tetracampeã mundial no Brasil em 2014, com seu meio-campo formado por Schweinsteiger, Kroos, Khedira... E vem o filme do 7 a 1 passar à frente dos olhos pela enésima vez. Assim é na conversa de bar. E assim é também para os times olímpicos de Portugal e Alemanha, que se enfrentam neste sábado (13), no Mané Garrincha, em busca de uma vaga nas semifinais da Rio 2016 e de seguir os passos das seleções principais de seus países.

E se a ideia é repetir, as duas equipes parecem no caminho certo. A seleção portuguesa sub-23, a exemplo da principal, não chegou a apresentar um futebol encantador na Olimpíada, mas demonstra força coletiva. O suficiente para derrotar favoritos, assim como Cristiano Ronaldo e companhia. Logo na estreia no torneio olímpico, passou por cima da Argentina - duas vezes medalha de ouro nos últimos 12 anos - por 2 a 0. A Alemanha olímpica, por outro lado, não só repetiu como ampliou a marca da principal em um estádio: o Mineirão. Palco do 7 a 1, o estádio de Belo Horizonte viu os garotos alemães fazerem três gols a mais do que Müller, Klose, Kroos, Khedira e Schürrle,  na goleada de 10 a 1 sobre Fiji, na última quarta-feira.

Mas quem olha para esse último resultado não percebe o quão claudicante foi a campanha alemã na primeira fase dos Jogos. Invicta? Sim. Mas com dois empates: contra México - atual campeão olímpico - e Coreia do Sul, que acabou no topo da chave. E o mesmo vale para Portugal: o empate contra a Argélia, na terceira partida, não dá conta da segurança com que os lusos passaram em primeiro lugar no Grupo D. Além da vitória sobre a Argentina, a equipe teve tranquilidade para derrotar também Honduras, de virada, no segundo jogo da fase.

Do mata-mata, porém, só sairá uma das duas seleções para enfrentar o vencedor do confronto entre Nigéria e Dinamarca nas semifinais. E para continuar seguindo os vitoriosos passos dos ídolos das seleções principais.

Ficha do jogo:
Portugal x Alemanha
Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data e hora: 12/08/2016 às 13h.

PORTUGAL: Bruno Varela, Fernando Fonseca, Edgar Ié, Tobias Figueiredo, Esgaio; Tomás, Sérgio Oliveira, Bruno Fernandes e André Martins; Salvador Agra, Gonçalo Paciência. (T: Rui Jorge)

ALEMANHA: Horn; Klostermann,  Suele; Toljan; Sven Bender, Meyer, Lars Bender, Brandt; Christianses, Gnabry, Patersen. (T: Horst Hrubesch)

Árbitro: Walter Lopez (GUA).
Assistentes: Leonel Leal (CRC) e Gerson Lopez (GUA).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter