Operação da polícia em SP

Operação da polícia em SP cumpre 37 mandados de prisão contra torcedores organizados (Foto: Arlete Alcântara)

LANCE!
15/04/2016
15:15
São Paulo (SP) 

A Polícia Civil prendeu 26 membros de torcidas organizadas no Estado de São Paulo na operação denominada de “Cartão Vermelho”. Ao todo, foram 37 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão nas sedes das torcidas Gaviões da Fiel, Pavilhão 9 (ligadas ao Corinthians) e Mancha Alviverde (do Palmeiras). E segundo o promotor do Ministério Público, Paulo Castilho, a ação “é algo diferente” do que vinha sendo realizado pelos órgãos públicos para conter a violência no futebol.

- Nunca foi feito uma operação dessa no Brasil. Estamos adotando um conjunto de medidas e o que está acontecendo agora é algo diferente, mais complexo – comentou Castilho.

Das 25 prisões realizadas até o momento, sete delas são temporárias e outras 18 preventivas. Questionado se haverá maior rigor nas detenções dos torcedores em relação às prisões que vinham sendo realizadas no âmbito do futebol, o promotor apontou que as ações obedeceram a legislação atual.

"Os torcedores não ficaram presos por conta da legislação, pois todas as medidas foram tomadas", Paulo Castilho. 

- Os torcedores não ficaram presos por conta da legislação, pois todas as medidas foram tomadas – afirmou Castilho, que não quis comentar sobre a necessidade de haver mudanças nas leis em vigor atualmente.

Ele apontou apenas que os casos envolvidos na Operação Cartão Vermelho estão enquadrados no artigo 288 do Código Penal, que trata sobre organizações criminosas.