Deputado apresenta projeto que veta transexuais no esporte em São Paulo
Texto do deputado Altair Morais, do PRB, coloca o sexo biológico como único definidor dos gêneros. Medida, se aprovada, compromete participação de Tifanny em equipes do estado

Um projeto de lei do deputado estadual Altair Moraes (PRB), publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta terça-feira, estabelece o sexo biológico como o único critério para a definição do gênero de competidores em partidas esportivas oficiais no Estado de São Paulo. Ele propõe que seja vedada a atuação de atletas transexuais.
Isso vetaria, por exemplo, a presença da ponteira/oposto Tifanny, primeira trans a atuar na Superliga feminina, em seu time atual, o Sesi Bauru, que disputa a semifinal do torneio e tem a jogadora como destaque.
Ainda de acordo com o texto, a federação, entidade ou clube que descumprir a lei será multada em até 50 salários mínimos. O projeto irá para votação no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo e a lei entra em vigor 180 dias após sua publicação.
"Tal situação vem se repetindo em diversas modalidades esportivas, em que pessoas do sexo biológico masculino, após cirurgias de redesignação sexual, alteração do nome social, implantes mamários, gluteoplastias de aumento, e ininterruptos tratamentos hormonais, passam a integrar equipes femininas. Apesar de todos os procedimentos descritos, é fato comprovado pela medicina que, do ponto de vista fisiológico, ou seja, a formação orgânica não muda, afinal, "homens que foram formados com testosterona durante anos, já as
mulheres não têm esse direito em momento algum da vida", diz o texto.
O projeto se baseia na tese que, por terem nascido homens, o corpo das trans foi moldado com auxílio de testosterona, e diz que as mulheres atletas não têm esse direito de uso mesmo para aumento de capacidade corporal, pois são monitoradas constantemente por exames antidoping. Caso as atletas sejam pegas com alto nível de testosterona no sangue, elas serão punidas até mesmo com a perda de títulos conquistados.
O deputado se apoia no fisiologista Turíbio Barros, colaborador do Eu Atleta. O profissional afirma que o hormônio é um anabolizante que faz com que a massa muscular do homem seja maior do que a da mulher, influenciando na velocidade, na força e na potência do indivíduo - o homem produz em média de sete a oito vezes mais testosterona do que a mulher. O tratamento hormonal
equipara o nível de testosterona e a mulher trans comprovadamente perde força, resistência e velocidade.
Para Turíbio, porém, a atleta carrega parte da herança de anos de crescimento com níveis masculinos de testosterona. Ele defende que uma coisa é o background físico que ela tem antes do processo (de tratamento hormonal).
"Certamente ela se beneficiou da testosterona até o momento da cirurgia e do tratamento hormonal. Ela adquiria um físico. Claro que, quando ela faz o
tratamento, ela perde parte dos benefícios que ganhou, mas não é tudo. Então, ao comparar com uma atleta que nasceu mulher, ela tem vantagem sim, não tem como negar", diz o projeto.
Atualmente, Tifanny tem a liberação da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para atuar na Superliga, uma vez que segue os parâmetros determinados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Mas existe uma comissão de estudos em andamento na Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para estudar a participação de atletas transexuais no vôlei, o que impede sua convocação para a Seleção Brasileira.

Vôlei
AO VIVO: siga Brasil x Colômbia pelo Sul-Americano feminino de vôlei
Há 16 minutos
Vôlei
Brasil x Colômbia pelo Sul-Americano de vôlei feminino; horário e onde assistir
Há 2 horas
Vôlei
Sabrina comemora vaga na seleção: 'Esperei por muitos anos'
Há 3 horas
Vôlei
Vôlei: zebras em Pré-Olímpicos ligam alerta para Brasil no Sul-Americano
Há 5 horas
Vôlei
'Reza pra Deus' e vai: Luzia explica novo saque na Seleção
Há 7 horas
Vôlei
Rosamaria: a segurança da Seleção na saída de rede 'pelo ouro'
Há 11 horasMais LANCE!

Zé Roberto detalha estratégia com Marcelle no Sul-Americano

Pés no chão, mas sonhando, Vivian vibra com estreia pela Seleção

Brasil vence Peru e segue sem perder sets no Sul-Americano

Veja os lances da vitória do Brasil contra o Peru no Sul-Americano feminino de vôlei

Brasil x Peru pelo Sul-Americano feminino de vôlei; horário e onde assistir

Zé Roberto prevê 'jogo exigente' contra Peru no Pré-Olímpico

Julia Bergmann: do vôlei universitário à pilar da Seleção

Gabi Guimarães celebra retorno à Seleção, mas prega cautela: 'Longe dos 100%'

Atuações de Vivian e Sabrina no Sul-Americano ganham a web: 'LA espera vocês'

Gabi é titular, e Brasil vence na estreia do Sul-Americano

Veja os lances da vitória do Brasil na estreia do Sul-Americano feminino de vôlei

Brasil x Venezuela pelo Sul-Americano feminino de vôlei; horário e onde assistir

Zé Roberto se recusa a falar sobre corte de Kisy: 'Sabrina mereceu'



