Philippe Coutinho pede rescisão de contrato e surpreende diretoria do Vasco
Jogador foi vaiado contra o Volta Redonda; decisão pega dirigentes de surpresa

- Matéria
- Mais Notícias
Philippe Coutinho pediu à diretoria do Vasco a rescisão de seu contrato. De acordo com o "ge", o comunicado já foi feito pelo estafe do jogador diretamente ao presidente do clube, Pedrinho. A informação inicialmente foi publicada pelo perfil "Atenção, Vascaínos" na rede social "X", no fim da noite de terça-feira (17).
Coutinho tem contrato com o Vasco até o meio do ano. O clube teria interesse em renovar com ele e já tinha até aberto conversa com o estafe do atleta. Por isso, a decisão pegou de surpresa os dirigentes do clube. O meia inclusive já teria entrado em contato com Fernando Diniz para comunicar seu desejo de sair do time cruzmaltino, segundo o "ge". O Vasco ainda não se pronunciou oficialmente.
➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco
No último sábado, Coutinho foi vaiado pela torcida vascaína. O time perdia para o Volta Redonda por 1 a 0, pelas quartas de final do Carioca. Na descida para o intervalo, os vascaínos em São Januário protestaram contra o meia. Ele foi substituído no intervalo e não voltou para o banco de reservas, não acompanhando o empate e nem a classificação da sua equipe, nos pênaltis.
➡️Pressionado pela torcida, Coutinho é vaiado e vive momento de questionamentos no Vasco
Na coletiva após a classificação para a semifinal do Carioca, Diniz afirmou que não percebeu a ausência do jogador na etapa final. O treinador aproveitou para falar da relação com o cria de São Januário.
- A minha relação com o Coutinho é mais próxima que vocês imaginam. É muito boa, ótima - disse o treinador após a partida.
Coutinho teve 2025 com maior número de jogos na temporada em toda sua carreira
Cria de São Januário, Coutinho retornou ao clube em julho de 2024 cercado de expectativa e apoio. Nos primeiros seis meses após a volta, disputou 18 partidas, marcou três gols e deu uma assistência. O desempenho, embora regular em minutos, foi intercalado por jogos de menor influência ofensiva, sobretudo na criação de chances e na definição das jogadas.

Em 2025, com a realização de pré-temporada completa, o meia ampliou sua participação. Foram 56 jogos, 11 gols e cinco assistências — o maior número de partidas em uma única temporada na carreira. O jogador esteve presente na campanha que assegurou a permanência do Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro e também na trajetória até a final da Copa do Brasil. Na decisão, no Maracanã, o time foi derrotado pelo Corinthians por 2 a 1. Ao longo do ano, a atuação de maior destaque ocorreu na vitória por 6 a 0 sobre o Santos, quando marcou dois gols.
A temporada também marcou uma sequência física estável, após períodos de lesões em passagens por Barcelona, Bayern de Munique e Aston Villa. Ainda assim, parte da torcida passou a cobrar maior participação em jogos decisivos.
+ Aposte nos próximos jogos do Vasco!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Em 2026, a derrota para o Bahia marcou um ponto de ruptura na relação com a torcida. Vaiado ao ser substituído, Coutinho voltou a ser alvo de críticas neste sábado, tanto pela atuação quanto pela ausência no banco durante o segundo tempo. Além do cenário externo, o camisa 10 começa a observar pelo retrovisor a ascensão de Johan Rojas, que tem recebido oportunidades e acumulado boas atuações quando acionado, ampliando a disputa por espaço no setor ofensivo.
Para acompanhar as notícias do Vasco, siga o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















