Quem é Aliou Cissé, técnico da seleção do Senegal?

Aliou Cissé foi de capitão a treinador do Senegal e é um dos nomes mais históricos da seleção

Aliou Cissé - Técnico de Senegal
Aliou Cissé ajudou o Senegal a chegar até as oitavas de final da Copa de 2022 depois de 20 anos (JOHN WESSELS / AFP)

Escrito por

A Seleção Brasileira enfrentará o Senegal em mais um amistoso, que acontecerá nesta terça-feira (20), às 16h (de Brasília), em Lisboa. E sob o comando da seleção adversária do Brasil, está Aliou Cissé, que se destacou por conta da sua história na última Copa do Mundo. Vale relembrar que, em 2018, foi o único treinador de seleção negro.

Sob seu comando, o Senegal conseguiu chegar até as oitavas de final da Copa do Mundo, no Catar. Mas o treinador é relembrado pela seleção desde 2002. Naquele ano, quando o Brasil foi pentacampeão, era capitão na equipe do Senegal quando a seleção africana se classificou de forma inédita no Mundial, chegando até as quartas de final.

Cissé esteve presente nas três Copas do Mundo que o Senegal disputou. Em 2002, inclusive, também foi capitão quando a equipe chegou pela primeira vez na final da Copa Africana das Nações. Porém, só não foi campeão porque perdeu um pênalti contra os Camarões.

+ Lance! estreia nova marca e se reposiciona no mercado de mídia esportiva

Dois meses após esta campanha histórica, Cissé passou por uma das maiores tragédias da sua vida. Uma embarcação superlotada afundou, indo rumo à capital do Senegal. Com mais de mil mortes, o treinador perdeu dez parentes. Na época, chegou a organizar uma partida beneficente entre Senegal e Nigéria para homenagear as vítimas envolvidas.

Embora ainda tenha disputado mais sete temporadas como jogador, estreou como técnico do Senegal em 2012, na equipe Sub-23. Em 2015, começou a cuidar do time principal - e conseguiu colocar a equipe na Copa do Mundo em 2018, quando foi marcado como o único treinador negro da edição e dono do menor salário. Naquele ano, o Senegal foi eliminado ainda na primeira fase.

Em 2022, precisou de 'um milagre'. Cissé havia perdido seu principal jogador: Sadio Mané. Mesmo assim, conseguiu a classificação e levou a seleção longe, algo que não acontecia há 20 anos. Agora, se prepara para encontrar o Brasil no amistoso desta semana.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter